Instagram

Entre agulhas e outros hobbies é aqui que me encontram ! @uma.pausa.para

2 de maio de 2016

Outro pedido ; o)

No dia seguinte ao anos da coleguinha do meu filho a dona da gatinha que fiz foi toda orgulhosa com ela para a escola e quando percebeu que fui eu que fiz a 'linda gatinha' - nome dado por ela, uma amiguinha dela da mesma sala veio logo pedir- me uma,  a mãe estava por lá e percebeu que tinha sido eu e perguntou-me se fazia para fora, que é como quem diz, se vendia e disse que não. Não me sinto à vontade para vendas e se faço bonecos a qualquer um que me pede acho que não conseguia dar conta do recado e depois pedir um preço justo para ambas as partes é conversa que me aborrece... então comecei a fazer outra gata e se a menina ainda se for recordando de me pedir uma para ela quando a acabar, ofereço-a. Já tenho 'encomendas' de vestidos e bandoletes da dona da 'linda gatinha'. Acho tão bonito o facto de apreciarem coisas feitas à mão e não daquelas que se vê em qualquer loja ou anúncio de TV. Boa semana para voçes! 

15 comentários:

  1. Susana...eu não faço nada para fora porque "dinheiro algum" paga o nosso trabalho mas entendo quem o faz e fico bem feliz quando posso contribuir para isso!
    Seus gatinhos vão ser um sucesso!
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também penso como tu Graça, mas a minha zona de conforto ainda é só mesmo um hobbie sem fins lucrativos ;o) e não tenho condições em questões de tempo que me permitam fazer algo para vender, tudo isso requer tempo para executar e tratar da divulgar a venda e eu nem sempre tenho tempo que me permita levar isso a sério. Beijinhos

      Eliminar
  2. Susana...eu não faço nada para fora porque "dinheiro algum" paga o nosso trabalho mas entendo quem o faz e fico bem feliz quando posso contribuir para isso!
    Seus gatinhos vão ser um sucesso!
    Bj

    ResponderEliminar
  3. Olá, de certeza que a pequenita vai ficar muito feliz com a coelhinha :-)
    Eu concordo, não há dinheiro que pague o trabalho que sai das nossas mãos com tanto carinho. Eu vou fazendo, pois gosto de ter sempre que fazer, e assim, ando sempre entretida e dou alegria a algumas pessoas :-)
    Boa semana, bjos doces

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lurdes ! É mais fácil muitas pessoas darem dinheiro a algo industrial e já tive algumas 'desilusões' em relação a eu criar e alguem pagar e sinceramente ainda nem tenho as condições que eu considero necessárias para me sentir confortável em vender. estou em casa com o meu filho mais novo e ele é um furacão em ponto pequeno não dá mesmo para me entregar como se de um trabalho se tratasse ;o)
      Beijinho e prometo visitar o teu blog com mais tempo, tenho 2 podcasts teus para assistir mas há sempre outras coisas que me roubam o tempo para assistir e também comentar. Beijinhos

      Eliminar
  4. Olá!

    São tão lindas, que eu percebo se todas as amiguinhas do teu filhote quiserem uma, com diferentes vestidos e bandoletes! É que apetece!

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana, eu vou tentar esquivar-me aos vestidos e bandoletes mas não prometo conseguir ;o) Eu gostava de repetir outro vestido e tinha tentado fazer outro mas o fiz era mais fino e o vestido ficou mais justo. Beijinhos

      Eliminar
  5. Quem não gosta das tuas gatinhas... até eu adorava ter uma.
    É uma doçura olhar para elas.
    Que dá trabalho dá, mas no fim é compensatório ver estes bonecos que saem das vossas mãos, cá em casa como sabes a mãe também gosta de fazer esse tipo de projecto.
    Obrigada por partilhares aqui estes teus bonecos lindos.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Susana ;o)
      A tua mãe faz trabalhos lindos, cada um mais lindo que o outro!
      Gosto de dar vida a estes bonecos e gosto de fazer eles a pensar em alguém ainda que condicionada aos materiais que tenho em casa.
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Olá, em primeiro lugar adorei os bonecos - já andei a passear pelo blog :) A minha filha tem uma boneca que eu lhe fiz quando ela era muito pequenina, foi das primeiras que fiz e está muito mal feitinha :) mas ela adora e ainda brinca com o que resta da boneca ... Quanto a vender, cheguei a vender alguns trabalhos, mas não compensa de todo ... agora faço apenas pelo prazer e vou oferendo ... sem stress, sem prazos. O lucro é quase o mesmo, mas a satisfação maior :) bjinhos
    Teresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teresa, muito obrigada pelo comentário ;o) É tão bom quando os nossos filhos gostam de brincar com o que lhes fazemos, para mim o que mais me dá vontade de tricotá-los é sentir a vontade de ver crescer os bonecos, principalmente da parte do meu filho mais velho, a gata rosa que fiz todos os dias perguntava-me se já tinha feito mais um pouco. Vender trabalhos ainda não é algo para o qual queira despender tempo, tal como dizes no comentário é tal e qual como me sinto em relação ao tema

      Eliminar
  7. Já o disse e repito, adoro esses teus bichanos, são lindos! Sabes, raramente vendo os meus trabalhos mas quando acontece fico extremamente agradada. É verdade que não há valor que pague o nosso trabalho e dedicação, mas isso é como em tudo o resto que fazemos. Independentemente de querermos oferecer os nossos trabalhos, outras situações há em que não temos de ter problemas em pedir o que achamos que é justo, depois se se vende ou não, isso é outra questão. Eu peço o que acho que tenho de pedir, se quem está do outro lado acha que "é muito caro, blá, blá, blá..." ok, então não compre, temos pena. Mas sempre que vendo alguma peça minha a grande verdade é que crio novo orçamento para mais stock de lãs, para poder fazer mais trabalhos, é genial! Não haja preconceito, lá porque é um hobbie que nos dá extremo prazer não quer isso dizer que não possamos rentabilizá-lo e crescer com o mesmo. Se as oportunidades surgem, então porquê desvalorizá-las? Não. Sabes que mais, experimenta colocar uns bichanitos dos teus para venda e vais ver o sucesso! Quem achar o valor alto, ok, não compra. Quem achar justo e puder comprar, perfeito, e assim crias mais orçamento para os teus materiais, para te deliciares com o hobbie ;)
    bjs*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com tudo o que dizes Ana, a sério, mas ainda me falta um impulso de coragem e confiança em fazer dinheiro à custa deste hobbie. Já me pediram para fazer coisas até pagando e nunca se concretizaram e não foi por minha 'culpa', e depois há sempre aquele senão de ou temos um portfolio com o que apenas criamos e as pessoas escolhem o que querem ou fazemos ás surpresas e depois saem-nos com opiniões de que não era bem o que queriam, é tão fácil sairmo-nos desiludidas em vender. A sério, os melhores compradores por vezes são aqueles que percebem da arte e sabem o trabalho que dá e nem toda a gente aprecia e quando se tratam de bonecos para crianças eles são os primeiros a gostar mas os pais são os primeiros a torcer o nariz, foi o caso da mãe que falo ela disse logo que não à filha quando ela pediu-me um pela 1ª vez e depois perguntou se vendia para fora, e notava-se que não estava interessada na boneca apesar de elogiar o trabalho. A questão de vender estes bonecos ~que não facilita é a de quaisquer trabalhos feitos com estas instruções não poderem ser usados para fins comerciais e eu respeito isso, embora ache que esse é um tema sensível já que concordo mas também discordo, mas respeito. Há quem tenha instruções para as quais autorize vendas outras não. É uma marca e para ela existem direitos de autor ainda que da parte da instrução, senão o meu trabalho seria encarado como um trabalho contrafeito, por exemplo.
      Quem sabe um dia Ana e sim deve de ser um sensação incrivel de vendermos algo feito por nós se eu sinto isso oferendo ao ser valorizado pelo valor monetário que lhe atribuimos em tempo e material então, melhor ainda, poder ganhar através do que me faz feliz em trabalhar, mas o timming também não é o melhor e este meu segundo filho 'rouba-me' bastante tempo ;o)
      Beijinho

      Eliminar
  8. Eu tb volta e meia tenho um pedido de macacas... Hehehe

    ResponderEliminar