7 de março de 2016

Fazer novelos

Nem sempre sinto a necessidade de fazer novelos, nunca comprei sequer meadas para tricotar, mas por vezes encontro novelos que mesmo retirando a lã do centro do novelos o fio corre mal do centro ou então para encontrar o fio por dentro tenho que tirar uma grande parte da lã ou então ainda os novelos têm muita tendência de perderem forma com o uso e isso aconteceu-me com a lã matizada que estou a usar para estes quadrados em tricot. Recentemente fiz também um novelo com uma lã que já tinha feito experiências e depois voltei a enrolar por fora do novelo, mas ao usar de novo a lã custava a desenrolar  e emaranhava-se facilmente e achei boa ideia fazer um novelo da forma como aprendi inicialmente, através do site Tejiendo Peru (canal de youtube aqui), voltei lá para procurar o vídeo com que inicialmente aprendi, mas colocaram um outro que ensina 2 formas, uma em que se começa entrelaçando em dois dedos e depois enrolando e dando forma esférica, e a forma que adopto sempre quando quero fazer novelos, usando uma agulha grossa de tricot ou um pau de espessura larga. O bom deste último método de fazer novelos é que podemos usar as duas pontas sem grandes problemas, já nos novelos em forma mais ou menos cilíndrica não é tão fácil usar a ponta de fora do novelo quando se tem a ponta de dentro em espera. Há quem use esta técnica para tricotar meias, para uma usam o fio de dentro e para a outra o fio de fora e não há grande acidentes ou dores de cabeça quando se trabalha assim.

Para ser mais prático publico aqui o vídeo do site Tejiendo Perú mas acima deixei o link. O site sofreu algumas alterações e para acederem a todas as categorias têm que clicar no ícone com 3 linhas horizontais situado no topo do lado esquerdo da página, aí vão poder aceder a tudo o que desejarem. A língua espanhola poderá ser um entrave quando procuramos algo muito especifico mas pelo simples interesse em ir clicando aqui e ali irão ver que mesmo assim poderão encontrar trabalhos muito interessantes todos eles ensinando quer em texto/imagens/esquemas quer em vídeo. Vale a pena visitar!

Deixo-vos também algum registo fotográfico de algumas etapas de fazer um novelo e um vídeo a exemplificar como girando o cone (ainda que de forma pouco perceptível) consiga um bonito efeito para formar o novelo e sobretudo bastante seguro de utilizar até ao fim do mesmo.

à esquerda os materiais possiveis para se fazer os novelos (os rolos duros das peliculas aderente/aluminio/papelvegetal são uma boa opção), eu uso o centro de uma pirâmide de argolas dos meus filhos ;o) ; Ao centro da foto os novelos que fiz e os seus respectivos novelos originais; 

dou umas voltas generosas para criar um pouco de altura para poder ir cruzando o fio da parte de baixo à esquerda para a parte de cima à direita (ver video do site Tejiendo Perú ou o video que fiz)
ir cruzando o fio,volta e meia apertando o novelo de fora para dentro para ficar mais redondinho
a partir daqui mostro como prendo o fio do fim do novelo

novelo já fora do cone que lhe deu a forma
o outro lado do novelo
amasso ligeiramente e insiro a etiqueta original (faço isto enquanto o novelo não está a uso ou pretendo apenas usar o fio central)

O meu vídeo de resumo da forma como faço 

 O passo a passo do site Tejiendo Perú onde explica 2 formas de se fazer um novelo.

3 comentários:

  1. Uma dica preciosa!
    Há muito tempo que não compro meadas precisamente pela falta de paciência para a "novelar"!
    Quem sabe...agora regresso às meadas!
    Boa semana e bj

    ResponderEliminar
  2. Uma dica preciosa!
    Há muito tempo que não compro meadas precisamente pela falta de paciência para a "novelar"!
    Quem sabe...agora regresso às meadas!
    Boa semana e bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já lá vai o tempo que não mexo em meadas, acho que as ultimas vezes foi mesmo quando era criança quando a minha mãe pedia-me ajuda com elas ;o) Beijinho