Instagram

Entre agulhas e outros hobbies é aqui que me encontram ! @uma.pausa.para

8 de fevereiro de 2016

Professor Sweater

Ontem terminei a Professor Sweater que iniciei no dia 26 de Dezembro de 2015.
Foi um projecto que sofreu bastantes desmanchos. Inicialmente fiz no tamanho 4-5 anos. Tendo em conta a amostra que fiz bater certinha com a pedida nas instruções decidi por este tamanho, fico sempre com a impressão que os tamanhos para as respectivas idades são sempre acima do esperado. Mas não foi, ficava pequeno e depois de concluir o casaco com esse tamanho é que reparei, verificando as  medidas que segui das instruções, que este é um casaco que tem um corte em tudo menos largo. Na foto do Ravelry não aparecia com alguém vestido e não dava para ter essa noção... É um casaco curto em altura e depois de ter concluído o tamanho de 4 anos que segui à risca as instruções, com a gola dobrada e tudo decidi... desmanchar ! Tudo ! Não foi algo que fiz de ânimo leve, estava super fofo ainda ponderei ficar para o meu filho mais novo, mas ele já tem tantos casacos e à velocidade que eles crescem desisti da ideia. Desmanchei, fiz meadas, lavei, deixei secar, fiz novelos e comecei a tricotar. Ponderei fazer o tamanho de 8anos mas acabei por seguir o de 6 anos. O meu filho é de corpo magro e fiquei com receio de lhe ficar mal para usar agora, mas talvez até tivesse sido uma boa opção seguir o tamanho acima, mas agora depois de terminado gosto bastante, no entanto em altura poderia ter feito mais comprido.Como sou dada às pressas, quis fazer logo a gola depois de rematar as malhas em baixo e se tivesse feito primeiro as mangas ainda dava para mudar de ideias no que se refere à altura do casaco.

Neste projecto só não segui as instruções 'à risca' na gola e nas mangas. A gola valeu-me grandes dores de cabeça, não dava com o número de malhas para levantar e depois de muitas tentativas e sem serem malhas levantadas à toa, consegui respeitar as malhas mais importantes, as do decote, essas sim teriam que ser no número certo para depois poder fazer as carreiras encurtadas e ter uma gola com largura suficiente para fazer a dobra. Mas depois desisti de fazer a gola dobrada, lembrei-me que o meu filho na prova do casaco mais pequeno a gola lhe 'aborrecia' era 'tecido extra' ali de roda do pescoço e isso é coisa para o aborrecer e não querer vestir uma determinada peça. As mangas fiz sem riscas (na primeira versão do casaco fiz com riscas e ficava bonito mas  no tamanho acima a lã não me estava a chegar) e as cotoveleiras cheguei a tricota-las mas depois a costurar não me agradava de todo aquele 'tecido' extra em cima do casaco. Tricotei-as  em ponto mousse (garter stitch), as instruções pediam ponto de arroz (seed stitch), mas como o ponto mousse era um ponto utilizado na peça achei que o ponto de arroz destoaria. Considero que teria sido melhor opção se a cotoveleira tivesse sido tricotada junto com o casaco, no entanto para não inventar e desmanchar mais as mangas deixei-me estar quieta e deixei as mangas simples.
Terminei o casaco mais cedo do que esperava e ainda bem ;o) 
Boa semana para voçês !


Professor Sweater

5 comentários:

  1. Que lindo Susana :)
    Ficou muito bonito e muito bem no modelo :D :D
    Parabéns, belo trabalho :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Susana...o casaco ficou maravilhoso e o rapaz fez sucesso de certeza!
    Bia noite

    ResponderEliminar
  3. Susana...o casaco ficou maravilhoso e o rapaz fez sucesso de certeza!
    Bia noite

    ResponderEliminar
  4. Gosto! Estou a sortear lã no meu blog, passa por lá e participa!
    Bjs
    http://osmeusartigosdetricot.blogspot.pt/2016/02/sorteio-de-la-participem.html

    ResponderEliminar
  5. ficou bem giro. parece que valeu a pena desmanchar e fazer de novo.

    ResponderEliminar