Instagram

Entre agulhas e outros hobbies é aqui que me encontram ! @uma.pausa.para

22 de fevereiro de 2016

Fim de semana produtivo

Tive uma espécie de 'eureka' do tricot, o facto de pensar num determinado novelo que anda hesitante entre xailes em crochet ou tricot, num faz e desmancha que dá nós à minha cabeça e depois a lã não é lá muito boa de tricotar, arrepia por vezes, enguiça nas agulhas, mas tem algo que me prende a ela... as tonalidades, e desta vez não tropecei numas instruções que à já largos meses tinha visto que me tinha prendido os sentidos, fui literalmente à sua procura, porque nem sei bem porquê não a adicionei à minha biblioteca ou favoritos do Ravelry. Falo do Mitered Crosses Blanket.

E ainda demorei para chegar até elas. As instruções são pagas e surgiram com um propósito muito altruísta, o de ajudar as vitimas do Tsunami no Japão em 2011. Os donativos decorrentes da compra das instruções revertem para uma organização que tratou de encaminhar os recursos para onde eles eram mais necessários. A 1 de maio de 2015 foram entregues $22,000.00 . 
Sempre quis fazer uma manta em tricot, mas trabalhos grandes assim têm que me encher por completo com o novelo ideal (em todos os aspectos: seja ele de qualidade, custo e tonalidades) e estes 3 novelos que tenho estão ainda longe de ser 'os ideais', para além de serem fruto de um impulso acho que uma obra de grande envergadura merece algo mais... Por enquanto brinco com as transições de cores e disposição das formas... Adoro de paixão o ponto mousse (garter stitch) tricotado sempre em meia. Enquanto não encontrar os materiais certos e a disposição de envergar em tamanho trabalho brinco com o que acho ser parecido às instruções originais já que ainda não as comprei, faço algumas alterações já que só pretendo utilizar uma qualidade de novelo, pois quero mesmo dar uso aos 3 novelos que tenho, não pretendo acumular novelos, pretendo gastar os que tenho. Mas sem duvida nenhuma que estas instruções serão uma boa aquisição não só pelo propósito de ajudar mas também para aprender a forma certa de executar uma manta assim. As instruções parecem-me bastante versáteis na conjugação dos quadrados que combinam duas técnicas: os 'mitering' e o 'log cabin', o que não pressupõe apenas uma forma de os conjugar mas ao sabor do gosto de quem os tricota.

Link para aprender a fazer um mitered Square igual aos que fiz:


As minhas notas em inglês, que também estão disponiveis no meu perfil do Ravelry, para fazer os mitered Squares e o efeito Log Cabin em Trico.
WS: wrong side of work
RS: Right Side of Work

Mitered Square:
start CO 36 st on needle, divide 18 with a St.marker.
(WS)1st row: knit (slipping marker as you go)
(RS)2nd row: knit until 2st before marker, ssk, slip marker, k2tog, knit to end

repeate row 1 and 2 until you have 4 sts in needle (RS)
(WS)repeat row 1
(RS) ssk, k2tog
(WS) slip1 knitwise, k1, pass slipped stitch over the knitted stitch.

Notes:
Picking stitches are done in RS.
knited row (without decreases) are done in WS
Decreases are done in RS
In each side of mitered squares pick up 18 sts
The minor side of rectangles have 9 sts.

1st log cabin: pick up 18+18 st and knit for 17 rows, bind off in 18th row
2nd log cabin: pick up 9+18+18 sts and knit for 17 rows, bind off in 18th row
3rd log cabin: pick up 9+18+18 sts and knit for 17 rows, bind off in 18th row
4th log cabin: pick up 9+18+18+9 sts and knit for 17 rows, bind off in 18th row.


The sales of their Mitered Crosses Blanket pattern is donated to Mercy Corps for Japan Tsunami Relief - See more at: http://cottonandcloud.com/blog/mason-dixons-mitered-crosses-blanket-pattern-for-japan/#sthash.qyC0Ayec.dpuf

9 comentários:

  1. Uau, gosto tanto! de facto faz mesmo um efeito quilt. Força aí com a ideia Susana, vale mesmo a pena ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana, eu estou a adorar fazer isto ! E agora que consegui colocar outra foto do que fiz ainda gosto mais ;o)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Susana, está linda!! E sim...são os tons que fazem esse fio, simplesmente deslumbrantes :)
    Estou curiosa como ficará...mas imagino-a com um aspecto de patchwork!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana, por enquanto nem sei bem qual será o final deste quadrados que irão ser tricotados... vou ao sabor do tricot, até já pensei numa peça de vestir... Serão a quantidade e tamanho o que irá ditar o fim da peça final.
      Beijinho

      Eliminar
  3. Gosto muito das cores, bem enquadradas no nosso tempo de frio....brr.
    Ficou ansiosa para ver o resultado final.
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Realmente essas cores são qualquer coisa, faz um trabalho lindo.

    ResponderEliminar