Instagram

Entre agulhas e outros hobbies é aqui que me encontram ! @uma.pausa.para

12 de fevereiro de 2016

Começar meias toe-up



Estou a terminar umas meias em fio mais espesso para treinar o calcanhar em cor contrastante no calcanhar que aprendi com a Patty Joy, mais conhecida por Sox Therapist - o Fish Lips Kiss Heel, disponível por 1 dólar através do Raverly.
A 1ª meia fiz com 2 carreiras a mais com a  cor contrastante sem me dar conta e quando acabei é que notei que não estava como queria. Não desmanchei e comecei noutro dia a fazer a 2ª meia.
Para ajudar quem queira experimentar as meias toe-up, tricotadas começando pelos dedos dos pés, mostro-vos 2 maneiras que aprendi para começar este tipo de trabalho. Irão notar que os 2 vídeos seguem formas diferentes de tricotar, o 1º utiliza a continental ( tensão do fio na mãos esquerda) e o 2º, a inglesa (tensão do fio na mão direita). Eu consigo perceber as duas formas e adaptar à minha forma de tricotar, em que a tensão é feita com a minha mão direita mas o fio passa atrás do pescoço. Tenho mais facilidade em usar a forma continental e uso-a sobretudo quando os fios estão no fim, ou na utilização do tricot com mais que uma cor/fio.
Depois de começar a montagem e de fazer uma 1ª volta para formar os pontos começo os aumentos, carreira sim, carreira não, nestas meias não fiz o formato anatómico dos dedos que se adapta melhor aos meus pés, mas estas meias são para usar dentro de uns chinelos tipo soca que me ficam muito largos porque retirei-lhes o forro que me fazia transpirar os pés, mas sem o forro são um calçado muito frio. 
Num próximo post mostrarei como tenho feito o remate elástico usando o método conhecido internacionalmente e que em português nunca encontrei igual: o Jeny's Surprisingly Stretchy Bind -off, espero fazer um vídeo pois considero que não é fácil perceber como adaptar ao nosso método à portuguesa de tricotar.

Montagem em 8's (Figure 8 cast on )
Acho o método mais fácil.


Montagem Turca (Turkish Cast On)
É a que uso e a única diferença da figure8 é a que fazem-se laçadas em torno das 2 agulhas, sem entrelaçar entre elas e se se fazem 10 voltas, depois de tricotadas transformam-se em 20malhas, ou seja, 10 malhas para cada agulha.

6 comentários:

  1. Será que é desta que começo a fazer meias com agulhas ?
    Estou entusiasmada com o primeiro video, fico a aguardar pelo próximo.
    Bjs e obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar
  2. Olá, obrigada pela visita, realmente a lã é a Caricia Batik, e não é agradável de trabalhar, parece que não corre bem nas agulhas, mas foi o que a cliente comprou, e claro, eu uso, mas também prefiro usar mesmo lã ;-) O meu vestido foi feito com lã da Rosários 4, claro que fica mais caro, mas até acho mais quentinho, e adoro. Já fiz várias meias, mas nunca toe up, sempre ao contrário, ainda tenho de experimentar assim. Vou apreciar bem os videos e quando tiver tempo, tento fazer ;-) Bom Domingo, bjos doces

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Lurdes ;o) Faço votos de muitos trabalho em tricot a sair das tuas agulhas ;o) Beijinho

      Eliminar
  3. Olá querida!

    Que lindos trabalhos! Gostei muito!

    A Dora do "os meus artigos de tricot" está a fazer um passatempo com uma lã maravilhosa!

    Eu já participei, participa tu também!

    http://osmeusartigosdetricot.blogspot.pt/2016/02/sorteio-de-la-participem.html

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana ! Obrigada pela visita ;o) Já conheço o sorteio mas não participei porque o tipo de lã não é bem da minha preferência, mas boa sorte para ti ;o)
      Beijinho

      Eliminar