Instagram

Entre agulhas e outros hobbies é aqui que me encontram ! @uma.pausa.para

15 de janeiro de 2016

Meias para mim

E ontem num dia em que tive muito frio nos pés a manhã inteira lá consegui terminar a minhas meias iniciadas em finais do ano passado. Seguindo o mesmo modelo de umas que fiz para oferecer, iniciei estas no sentido inverso, pelos dedos do pé (meias toe-up) e fiz o calcanhar em Fish Lips Kiss Heel (FLKH). Foram meias que só não as terminei mais cedo porque nunca tinha a disponibilidade mental para me dedicar a elas e não queria perder-me (muitas vezes) no esquema de zigzag que apesar de bastante intuitivo quando não estamos concentradas acabamos por 'inventar' e muitas carreiras depois é que vemos a desgraça. Mas o importante é elas estarem nos meus pézinhos agora mesmo e finalmente tenho um par que se ajusta ao meu pé, no dedo grande do pé ficou meio pontiaguda já que iniciei com apenas 12 malhas, o entanto até adapta-se bem ao formato do meus dedos. No entanto, apesar destas assentarem bem nos dedos comecei outras meias mas com outro tipo de desenho dos dedos, já que eu tenho os meus dedos todos em escadinha e as típicas meias direitas à frente não se ajustam mesmo ao meu pé, ficam sempre folgados à frente e um só par de meias é pouco para este inverno, venha mais outro par ;o). Queria iniciar um par de meias também para o meu marido mas quero primeiro tirar umas duvidas que tenho quanto ao molde que fiz do pé dele. Não estou pensando em nenhum modelo em concreto (acho até que vou fazê-las todas a 'direito' em meia mas com zona dos dedos e calcanhar a contrastar) e acabei adaptando umas instruções que já tinha de meias com 'anatomical toes' mas tive que alterar talvez porque estou a usar uma lã semelhante mas com agulhas mais finas que da primeira vez que experimentei esta 'técnica' e para cobrir os dedos ficaria com uma meia muito larga nessa zona então ao fim de umas 29 carreiras sempre a seguir o esquema que alterei para magic loop(trabalhar circularmente com agulhas circulares) e meias toe-up tive que começar a cessar os aumentos do lado de dentro do pé e continuar com os aumentos dos dedos carreira sim, carreira não. Vou tentar não cair no erro de não compilar todas as alterações que fiz já que depois se quiser repetir terei que andar perdida para me achar de novo... ;o)



começo de uma meia sem ser em anatomical toe, podem ver a parte que me sobra
O molde fiz segundo as instruções da designer Sox Therapist, autora do Fish Lips Kiss Heel (FLKH)

no molde tenho o que tenho feito com anatomical toes e podem ver que se adapta melhor aos meus dedos, a isto chama-se assentar que nem uma meia para o pé certo !



18 comentários:

  1. Muitos parabéns Susana as tuas meias devem ser tão quentinhas, tão aconchegantes, um dia quando for grande aprendo a fazer.
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Márcia ;o) Lá chegarás ;o) Beijinho

      Eliminar
  2. Achei imensa graça ao formato das tuas meias... para os teus pés!
    Ficaram ótimas e parecem muito quentinhas.
    Para mim, que tenho 4 dedos quase do mesmo tamanho e o 5º. mais pequenino... e mesmo as meias que tenho feito cá para os de casa, são simétricas e nunca tinha pensado na forma como fizeste as tuas.
    Parabéns pela perfeição com que tricotaste as tuas meias ergonómicas!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo teu comentário Teresinha ;o) Pois eu ainda tentei começar umas simétricas à frente mas ficava sempre espaço de sobra e decidi começar a adaptar as instruções de meias ao meu pé, o do meu marido ainda consegue ser bem mais em escadinha e tem um pé mais estreito que o meu... Hoje lembrei-me de si, encontrei aquela forma com tampa (da minha sogra) para cozer bolos no fogão com a peça que se coloca por baixo da forma e apesar de ter feito um bolo pequeno (3 ovos apenas) e de ter inventado bastante ficou muito bom só me descuidei um pouco no tempo da cozedura, mas volto a experimentar usar a forma de novo ;o) Bom fim de semana

      Eliminar
  3. Ficaram lindas Susana! Aquele detalhe lateral é muito bonito! Parabéns :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana ;o) Mas só depois de calçadas é que se nota o desenho ;o)
      Beijinho e obrigada ;o)

      Eliminar
  4. Estou deliciada com as tuas meias Susana , são tão lindas e têm um aspeto quentinho - eu que sou tão friorenta nos pés ...
    Adorei , beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Estou deliciada com as tuas meias Susana , são tão lindas e têm um aspeto quentinho - eu que sou tão friorenta nos pés ...
    Adorei , beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Ficaram lindas e que quentinhas que devem ser...
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São pois Dora ;o) Mas faz-me falta outro par para ter meias para usar quando as outras lavam e secam ;o)
      Beijinho

      Eliminar
  7. Susana...achei a sua sugestão fantástica e quase que me atreveria a fazer umas assim!
    Ficaram lindas! Bj

    ResponderEliminar
  8. Susana...achei a sua sugestão fantástica e quase que me atreveria a fazer umas assim!
    Ficaram lindas! Bj

    ResponderEliminar
  9. Que giras Susana :)
    Não vejo defeito nenhum, assentam muito bem nos pés, giras, giras :)
    Essa ideia do cartão é interessante :) Podes continuar :D
    Beijinhos e bons trabalhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sandra, a ideia do cartão não é minha mas resulta bastante bem, é uma forma de se fazer meias que sejam feitas por medida, sem grandes folgas e seguindo determinadas instruções assentam no pé que é uma maravilha ;o)
      Beijinho

      Eliminar
  10. bem giras e têm um ar de serem mesmo quentinhas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São sim Magda, eu que nunca tirava meias de noite estas têm que ser despidas a meio da noite,s e é que ultimamente tais são as vezes que estou de pé durante a noite nem vale a pena despi-las... Beijocas

      Eliminar