30 de abril de 2015

Mais um...

Doudou. A minha irmã pediu-me para fazer algo para uma bebé que falta pouco para nascer e lembrei-me de fazer um Doudou. Tinha uma linha de algodão matizada com tons de rosa à espera de ser usada e acabei por dar inicio a este Doudou nestes últimos dias. Mas confesso que estive para desistir. E ainda acho que está longe de ser perfeito mas tenho-me divertido a fazer este Doudou e os outros Doudous. Este em particular tive que improvisar um pouco mais porque usei uma linha mais fina para a cabeça e a mesma não se aguentava em pé, então apanhei uns pontos extra na mantinha e fiz uma espécie de tronco que depois liguei à cabeça e nesse tronco comecei os braços. Os outros Doudous tinham os braços em cordão de tricot.
Aos 6 meses o meu filho mais novo tem-me dado uns dias mais difíceis e fico esgotada e desde que publiquei o ultimo post apenas peguei neste doudou, à dois dias atrás fiz mais umas carreiras das meias que estou a fazer para o meu sogro e... mais nada ! Mas acho que as coisas por cá estão a normalizar e quero muito voltar a pegar nos meus novelos e agulhas com mais vontade e disponibilidade. ;o)









19 de abril de 2015

A passo de caracol, ou não !

Vou ser breve no post, ando com as fotos para serem publicadas e adio sempre, muitos dos trabalho até já estão mais avançados do que o que mostro nas fotos.  Uns faço quando tenho paciência, outros quando tenho mais tempo disponível e não gosto de os ver crescer aos bochechos, um trabalho para um momento especifico porque nem mesmo coisas pequenas eu estou a conseguir despachar como antes. Mas isto é como as marés, vão e vêm, mas o gosto de as ver permanece ;o) Bom resto de fim de semana !

o xaile cresce quando não me apetece seguir instruções...

detalhe da biqueira da meia, onde as diminuições da direita são feitas em todas as carreiras e as do lado esquerdo carreira sim, carreira não - anatomical toe

a foto já tem alguns dias... a 2ª meia já está mais adiantada mas por preguiça não tirei outra e ainda estou a usar o 1º novelo de 50g.

uma brincadeira: fiz mini bandeiras (do género das que estão na foto a seguir) e depois trabalhando todas in the round, fazendo diminuições, ganhei uma estrela ;o) Uma forma engraçada de as fazer ;o)

apesar de já estar a fazer a 6ª bandeirinha não quis deixar de vos mostrar como trabalhei a estrela anterior, até me deu vontade de fazer uma assim grande, mas terá que ser num projecto futuro.

já devem de reconhecer o esquema, pois bem, comecei o novo par das meias kalajoki e com agulha menor que a que usei nas meias rosa.


10 de abril de 2015

Não tenho emenda...

... não quis começar outro par de meias iguais as Kalajoki e depois dá-me para começar um xaile em crochet !! Apeteceu-me brincar com a agulha de crochet e dar uso às lãs que sobraram das meias que fiz recentemente. Nas Kalajoki por exemplo, usei apenas um novelo inteiro e um metro de outro, ou seja, saiu bem em conta o par de meias mas quando começar outro par vou experimentar usar agulhas 2,5mm ao invés de 3mm. Como tenho 2 novelos cinza da mesma qualidade vou juntar os 3 tons no xaile. E pronto, mais um TEC. Estou a usar o que em inglês denominam de box shell stitch ou diagonal shell stitch, ou em português como ouvi dizer pela primeira vez, através da Naná, ponto encanastrado. É um esquema muito interessante e daqueles que memoriza-se rápido, para quem pratica pela 1ª vez às vezes é complicado atinar com o inicio da construção do esquema mas depois de repetido algumas vezes chega-se lá sem ajudas, foi o meu caso, já que tinha usado noutros projectos e quando quis de novo fazer foi logo à primeira que dei com o esquema, sem ir à internet à procura de tutoriais. É muito fácil fazer crescer uma peça depois quando temos que começar a diminuir o nr de carreiras para fazer um quadrado, ou rectângulo, ou a forma que se pretenda é que pode-se tornar mais dificil de perceber como fazer, mantendo o aspecto texturado e a forma rectilínea típica deste ponto. Podem ver este ponto neste video.





7 de abril de 2015

Meias 'Kalajoki'



Acabadas ontem (finalmente!) daqui a nada demorava 1 mês para fazer estas meias e até são fáceis de fazer. De uma coisa tenho certeza, não vão ser par único, quero outros ! ;o) Mas antes de começar outro par tenho que acabar as meias do sogro que têm-me dado algum trabalho já que alterei as instuções para ficarem mais justas ao pé e quando terminar uma meia posso fazer a segunda mais depressa ;o) Tenho guardado estas meias numa caixa que protege as pontas das agulhas e quem perto delas esteja, como são compridas e fininhas não dá para deixar em qualquer lado. Boa semana para vocês !













1 de abril de 2015

Veio para ficar

o meu gato Cocas aqui mesmo ao lado, na imagem do blog. Não fazia sentido ter lá um desenho de um qualquer gato quando eu tinha um que para além de lindo era uma doçura. Apesar de ter agradecido a cada um dos comentários que deixaram no post anterior a este, quero agradecer mais uma vez, estou de coração cheio. Assim cada vez que abrir o blog ele está aqui de certa forma a fazer-me(nos) companhia. Mas o Cocas foi-se e ficou uma menina uns 2 anos mais velha que ele e que ao contrário dele tem 'vendido' saúde e apesar de ser menos dada às pessoas, nota-se que anda triste e carente. Quem sabe também a junte à imagem do blog ;o) Na foto em baixo mostro eles, o meu 'par de jarras' a contemplar o poncho que fiz em granny squares, na altura ainda faltava metade do poncho para estar terminado. 
Há 2 dias que não pego nos novelos e a tristeza maior de ontem valeu-me um olho muito mas mesmo muito inflamado e dorido, que precisa de descansar. Mas com episódios como o de hoje quando o meu filho mais velho abre a porta para dar de comer à gata e chama a plenos pulmões por «Pituxa, Coquinhas!!», mesmo eu tendo explicado que ele nunca mais ia voltar, é um tanto difícil de descansar os olhos....
Boa semana para vocês !

my cats:yellow:Cocas; gray/white: pituxa