18 de dezembro de 2015

Gorro ou boina ?

A ideia inicial era ser uma boina mas saiu mais para o gorro pelo menos para uma cabeça de adulto, já na dos meus filhos já se assemelha com boina. Utilizei um fio indicado para fazer meias que indica agulhas 2,5 - 3mm, no entanto utilizei 4,5mm na ideia de fazer uma peça mais leve e solta nas malhas. Andei em vão à procura de umas instruções com alguns 'desenhos', seja em lace ou torcidos e experimentei torcidos mas desisti pois a malha larga não permite torcidos bonitos, então decidi só mesmo pelo ponto meia. Fiz com agulha circular e de forma circular, por isso, sem costuras. Não sabia bem como fazer as diminuições, queria em espiral, ou estrela mas nunca tinha feito algo do género e ainda pra mais sem instruções para seguir. Dei de 'caras' com um fórum sobre tricot e numa publicação lá encontrei o que queria. Dividir o número de malhas pelo número de espirais que queria: tinha 132 malhas, dividi por 6, obtive o número 22. Agora só tinha que subtrair 2 malhas (já que ia fazer uma diminuição simples e obtive o nr 20, e como?
132/6=22
22-2= 20
*k20, k2tog* (repetir de* a *)
knit all
*k19, k2tog* (repetir de* a *)
`*knit all

Achei que a melhor forma seria uma volta de diminuições e outra seguinte sem diminuições mas arrependi-me da escolha e fiz só quatro voltas assim (a 3ª volta foi k19, k2tog...) depois acabei por fazer diminuições em todas as voltas até ter apenas 6 malhas nas agulhas. Desde o k5, k2tog que comecei a usar as agulhas de 2 pontas, bem mais fáceis de trabalhar.
*k18, k2tog* (repetir de* a *)
*k17, k2tog*(repetir de* a *)
...

Pelas 6 malhas finais passei 2 vezes o fio, puxei, cortei e rematei. Gorro ou boina pronta. Para ser 'mais' boina convinha ter aumentado o número de malhas acima do canelado (com malha em meia torcida), talvez para uma próxima vez ;o)

Não se assustem com a terminologia (já me habituei a ela e nas minhas notas apenas escrevo em inglês, no entanto o meu inglês sem ser especifico do tricot já não arrisco tanto a escrever- ou pelo menos aviso que não é o melhor - já que apesar de ter formação académica superior só estudei inglês até ao 9º ano, com muita pena minha):

k20 - significa tricotar 20 malhas em meia
k2tog - significa tricotar 2 malhas em meia juntas (sentido para a direita)
Knit all - triocotar em meia todas as malhas dessa volta

O segredo, que é nenhum de facto, para se obter a espiral é ao tricotar-se as 2 malhas juntas apanhar-se sempre a malha anterior à última diminuição e junto com essa a da diminuição (a seguinte).

Tenham um excelente fim de semana, o nosso será passado a pensar em iguarias quer para fazer para o nosso Natal, quer a confeccionar biscoitos e alguma marmelada para oferecer ;o)

Adenda:
A quem possa interessar publico abaixo as instruções para executar esta boina (em inglês), que são da minha autoria mas estão escritas de forma muito abreviada (Podem seguir algumas indicações dadas nestes post também, não sei se duplico informação com esta adenda) tal como escrevi na minha páginas de projectos do Ravelry. O fio usado é de espessura para meias (em que normalmente se utilizam agulhas 2,5mm a 3mm) com agulhas 4mm.

I’ve cast on 100 sts.
10 rounds ribbing 1/1 - twisted knit/purl
knit 2, kfb - repeated all round
ended up with 132 sts
made around 30 rounds
started decreases as follows:
132/6parcels=22st
22-2 (for decreses) = 20 sts
1st round k20, k2tog (repete from * a )
2nd round knit all
3rd round
k19, k2tog* (repete from* a )
4th round knit all
(as this wasn’t going to work I’ve changed this decreses from each 2nd row to every each row):

5th round k18, k2tog (repete from* a )
6th until the end - always knitting 1 st less the previous row.
Ended up with 6 sts,left a long tail, cutted yarn and closed sts with tapestry needle with the remaining yarn.

5 comentários:

  1. Ficou bem linda! Já experimentei mas não me saiu bem...então desisti por enquanto! Li com atenção as dicas!
    Festas bem harmoniosas!

    ResponderEliminar
  2. Ficou bem linda! Já experimentei mas não me saiu bem...então desisti por enquanto! Li com atenção as dicas!
    Festas bem harmoniosas!

    ResponderEliminar
  3. a minha avó também me faz uns gorros bem quentinhos :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando era pequena a minha avó fazia-me muitas botinhas para dormir mesmo já bastante crescida, eram logo calçadas a seguir à abertura das prendas ;o) A avós são umas queridas ;o) Beijinho