Instagram

Entre agulhas e outros hobbies é aqui que me encontram ! @uma.pausa.para

14 de dezembro de 2015

Carocha

Mais um gatinho pronto ! Confesso que não ficou tal e qual como queria fazer. Em conjunto com o preto a cor natural de lã de merino (que de um novelo deu para fazer o Cocas, a Pituxa, e  o ainda sem nome) fica um bocado estranho e o preto sobressai o facto de não ser branco tipo tipo neve... E a carocha era branca e preta, assim o branco parece mais 'sujo'... e a par do vestido que fiz que é em branco e vermelho isso ainda sobressai mais, serei só eu que noto nisto e dou algum valor a essa discrepância?
Neste trabalho segui as instruções da girl fox para o vestido e na generalidade das partes do corpo da gata as do boy cat. Fiz três coisas totalmente diferentes do que a autora propõe, fiz uma barriga branca, seguindo a técnica do intarsia, as patas (traseiras) e os olhos. No que se refere às patas fiz todas por inteiro, ou seja, a versão menino ou menina é preciso costurar mais do que em um ponto: nos meninos é na sola da pata e no peito do pé e nas meninas é um sem fim de costuras, no entanto não foram elas que me fizeram optar por outra forma mas porque uma vez com sapatos vermelhos para sempre com sapatos vermelhos e eu gosto da opção de ter ou não sapatos e se a gatinha lhe apetece um vestido de outra cor? fica logo com o conjunto arruinado! ;o)

Ao invés de fazer mil e uma costuras e apanhar malhas daqui e dali, só para as pernas as instruções têm 3 páginas A4 e na versão que fiz tem apenas o fechar da sola da pata e com carreiras encurtadas (minha autoria) fiz tudo numa só peça sem mais costuras ;o). É nestas experiências que eu acho importante o facto de gostarmos de experimentar fazer peças novas, ter feito meias e sapatinhos de bebé ajudou muito esta tarefa, principalmente as meias que têm o calcanhar mais comum de se tricotar (com o heel flap) e os sapatinhos de bebé feitos com poucas ou nenhumas costuras, sem grande problema fiz num curto espaço de tempo o que estava a pensar em fazer, o que nem sempre é assim tão fácil já que na generalidade é mais fácil idealizar do que executar... Também optei por fazer assim as patas porque se quiser fazer uns sapatos (ainda estou a ponderar) eles irão assentar melhor do que se fizesse a costura central no peito do pé e de certa forma assim é como se aparentam as instruções mas obviamente não tem o mesmo efeito já que nas instruções de menina são usados fios mais finos para sapato e meias e depois usa-se fio mais espesso para as pernas.

Os olhos ocuparam grande parte dos meus pensamentos durante os dias que ia executando a gata, não chegava a uma ideia que me agradasse e quando já só era a única coisa que faltava (por erro meu costurei as peças todas e deixei os olhos para o fim mas seria o ideal fazê-lo antes de costurar a cabeça) lembrei-me de uma lã para tapetes de Arraiolos cor parecida à mostarda mas mais escura e coloquei na agulha essa lã com um fio preto e apesar de dar algum efeito que pretendia, o preto sumia um bocado e os olhos ficavam estranhos e depois lá me lembrei de passar novamente numa das laterais de cada olho outra volta com a lã grossa e assim o fio preto já se sobressaia e se aparentava com os olhos de uma gato verdadeiro. Usando apenas uma cor os olhos ficavam muito esquisitos e não gostava nada. A lã em cor natural foi usada até aos últimos centímetros que tinha e a faltarem-me umas 6 malhas para acabar uma das patas dianteiras o fio acaba-se... e depois lá encontrei uma ponta de uns 20 cm que tinha guardado numa bolsa e deu para acabar e ainda sobrou. Ufa! O vestido foi feito quase toda de uma assentada, e segui as instruções gerais que tenho para fazer a girl fox (prenda de Natal de mim para mim a par do boy elephant) mas adaptei a umas instruções parciais (gratuitas) de um vestido festivo de Natal também da mesma autora. 

A par desta gata tenho estado a experimentar tricotar uma boina para oferecer mas ainda estou na fase de experimentar e ver se me agrada já que o fio que tenho também não é bem o ideal para as instruções que quero fazer. Se achar que vale a pena seguir em frente depois falo melhor sobre ela. Boa semana para  voçês !







4 comentários:

  1. Eu acho que ficou espetacular, perfeito! Gosto muito dos teus gatinhos, Susaninha, és uma especialista, como ainda não vi ninguém por aqui. Muitos e muitos parabéns, que fofuras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Lete ! Vindo de ti que és tão perfeccionista no que fazes aceito de coração cheio o elogio ;o) Beijinho

      Eliminar