Instagram

Entre agulhas e outros hobbies é aqui que me encontram ! @uma.pausa.para

9 de dezembro de 2015

Cachecol Victorian Lattice Square

De uma manta (pelo menos era essa a intenção) os quadrados que tinha passaram a gola (usando apenas 3 quadrados) e a um cachecol que vos mostro hoje. Uni-los todos em crochet não me convencia, talvez seja uma fase, mas o tricot é a técnica que nestes últimos meses me tem cativado mais e foi por isso que decidi não continuar a fazer quadrados para fazer uma manta. Pensei logo num cachecol que sendo comprido dá para enrolar ao pescoço de muitas formas, uni os quadrados tal como fiz com a manta de estrelas que fiz para o meu filho mais velho, usando agulha de tapeçaria e pelo avesso apanhando os pontos da forma como mostro nas imagens seguintes. Depois comecei a árdua tarefa de levantar malhas com a lã que decidi usar para o bordo, digo árdua porque foram muitas e até ver qualquer coisa a crescer passaram-se muitos dias. Foi um trabalho feito pela calada, com a intenção de acabar mas sempre com a suspeita de vir a ser encostado e esquecido. Mas não foi e ainda bem que assim foi.
Quanto ao bordo já não me recordo bem do nr de carreiras que fiz em ponto mousse (garter stitch) antes do picot que nada mais é que o remate do trabalho, mas a passo muito lento. Mas recordo-me que comecei montando 2 malhas extra às que tinha na agulha da esquerda usando Knit-on cast on (ou montagem tricotada, tal como a Sofia Carneiro menciona) que nada mais é que fazer uma malha em meia com a agulha direita e, sem tirar da agulha dar uma ligeira torção ao inserir na agulha da esquerda, essa malha será usada para a próxima malha a adicionar. Logo em seguida é feito o remate (cast off ou bind off já que significam a mesma coisa) de 3 malhas em meia e no último remate voltar a colocar a malha da agulha da direita para a da esquerda e essa malha irá formar uma nova malha com o knit-on cast on e depois essa irá dar origem à segunda malha e continuar a rematar 3 malhas repetindo asim: montar 2 malhas, rematar 3,montar 2 malhas, rematar 3  e assim sucessivamente.

Não deixem de visitar o Querido Tricot da Sofia Carneiro aqui ou aqui








o avesso do cachecol

 A forma de costurar os quadrados

no avesso
agulha da direita para a esquerda

agulha esquerda para a direita 

 no direito é assim que vai ficando

depois de costurado as costuras ficam bastante seguras e invisíveis



5 comentários:

  1. Ficou maravilhoso!
    O quadrado é giro e os tons celestes lindos!!!
    Bj e não me importava nada de ser a dona dele!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Graça ;o) o quadrado é bastante elegante e fica bem em muita variedade de peças. Beijinho

      Eliminar
  2. sabes, até eu fui guardar esse esquema para tentar (!) fazer mais tarde de tanto que gostei dele. O cachecol ficou lindo mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Magda, só não gostei tanto de ter optado pelo efeito espelho dos quadrados no meio da peça, talvez se tivesse optado por colocar os quadrados beges no meio de outros coloridos tivesse ficado melhor, mas decidi deixar assim. O esquema não é muito complicado mas requer muita atenção é muito fácil de nos perdermos/confundirmo-nos.

      Eliminar
  3. Perfeito, mas para mim faria de uma só cor. Já para os miudos acho muito mais bonito assim.
    Beijinhos

    ResponderEliminar