Instagram

Entre agulhas e outros hobbies é aqui que me encontram ! @uma.pausa.para

30 de novembro de 2015

Decoração Natalícia e luvas de criança

De à dois anos para cá tenho usado uma mini coroa que fiz em tricot e crochet para decorar a entrada da casa, foi uma espécie de brincadeira com amostras de instruções que fui guardando e com um ou mais outro detalhe natalício deu o toque à peça. Este ano estou a fazer decorações apenas em tricot e com as lãs que por aqui habitam... é pena não usar outras tonalidades mais bonitas, diferentes, mais natalícias, mas se não for usando estas lãs parece-me que não abro espaço para novas cores.
Numa pesquisa de decorações de natal em tricot pelo Ravelry encontrei o designer Frankie Brown com instruções gratuitas mas que é receptivo a receber doações para ajudar a Children's Liver Disease Foundation e digo-vos que tem instruções deliciosas e super interessantes de fazer, em algumas peca pela falta de alguns detalhes explicativos mas para quem está familiarizado com algumas técnicas de tricot e sobretudo com instruções em inglês muito certamente ultrapassará esses pequenos entraves. Estou a usar parte das instruções de uma grinalda de Natal que se encontra disponível em documentos em separado e por partes podemos fazer crescer a grinalda, começando pela cobertura do esferovite, depois o que vai forrá-lo, fazer grinaldas de folhas de várias qualidades, bolotas, mini ouriços, cogumelos, flores, pinhas... a única decoração que usei fora dessas instruções foi a flor que por cá chamamos Estrela de Natal e usei estas instruções, que pecam pela enorme quantidade de fios que no fim temos de domar e talvez arrisque a fazer uma outra flor (são super fáceis de fazer) adaptando as instruções para fazer as peças todas em modo consecutivos, sem não mais que duas pontas quer paras a camada de verdes, quer para a de vermelhos. No centro, em amarelo, até já fiz alterações para ao invés de 6 pontas para rematar só tivesse 2 (menos mal). No fim deste trabalho mostro-vos o resultado final ;o) E não me posso demorar, Dezembro está quase a chegar ;o)
Mostro-vos as luvas, já estão terminadas desde a semana passada e por falta de tempo só agora vos mostro.
Boa semana para voçês !





8 comentários:

  1. Que lindas as flores!!
    Lembrei-me agora que tenho um livro digital lá em casa que te pode ser útil.
    Se não te mandar mail até amanhã, lembra-me ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana, obrigada não só pelas palavras como também pelo gesto ;o)
      Beijinho

      Eliminar
  2. As luvas: lindas, fofas e quentinhas, ficam mesmo bem ao sortudo que as recebeu!
    As flores: encantadoras, perfeitas, com cores muito alegres.... estou desejosa de ver o resultado final!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Lete, sempre tão querida, gostava de poder retribuir mais com comentários no teu blog, alguns pendentes por falta de tempo, mas penso lá chegar hoje de tarde ;o) Vou fazer outro par de luvas onde quero melhorar mais as malhas que se apanham para fechar o espaço de dentro do polegar, apesar de estarem mais ou menos bem vou fazer um pouco diferente destas. As flores e folhas são deliciosas de se fazer, devias de experimentar ;o) Beijinho

      Eliminar
  3. "super fáceis"???!!!! nam... nada disso, eu acho o teu trabalho sempre tão delicado, tão perfeito e isso não é absolutamente nada fácil de se conseguir! Os meus olhos gostam muito da pinha e das folhas :) aahh e as luvas estão fantásticas, gosto tanto! bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana, digo super fáceis a flor vermelha, não tem pontos 'esquisitos' para apanhar por trás de malhas ou laçadas, nada disso, a parte de manobrar as inúmeras pontas isso sim é bem capaz de demover qualquer um a fazer mais que uma ;o) Mesmo as folhas ou a flor rosa não tem grande ciência mas fazer estas peças pequenas parece ser muito dificil e não o é, tem os mesmos pontos que uma peça qualquer de tricot com diminuições ou aumentos. A pinha deu algum trabalho e de todas é a que mais 'mete medo' principalmente no fim quando se tem que enrolar e dar a forma e ir prendendo para não se desmanchar. Tive pena de não ter lã castanha da espessura das outras lãs, mas só tinha de uma mais grossa e não saiu como eu queria. Estes trabalhos são excelentes para treinar o tricot e acabam-se super rápido e o melhor gastam sobras de lãs que parecem não ter fim ;o) Obrigada pelas tuas palavras, não só fazem-me bem aos olhos como à alma cansada dos últimos tempos... Beijinho

      Eliminar
  4. Adorei essas flores e a pinha , um dia quando for grande quero saber tricotar assim :)))
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Essas luvinhas estão mesmo lindas!
    As flores, uma perfeição.
    Beijinhos

    ResponderEliminar