Instagram

Entre agulhas e outros hobbies é aqui que me encontram ! @uma.pausa.para

15 de setembro de 2015

O que vou fazendo

e desfazendo...
No último post perguntava-me se terminaria tudo o que tenho em mãos no que se refere ao crochet e tricot e por volta de à 2 dias atrás desmanchei a camisola de bebé que estava  a fazer, o toque da lã não me estava a encher as medidas e depois comecei a achar o tamanho com pouca margem para crescer com o meu filho mais novo e depois comecei a achar uma camisola mais à homem e pouco bebé. Ao mexer nesta manta que fiz para ele gostei tanto do toque da lã e tenho tanta de sobra que decidi fazer um casaco alegre, muito alegre, talvez demais para alguns ! Com o aproximar do seu 1º aniversário ( ainda custa um bocado a acreditar como este ano passou tão rápido) este casaquinho é de certa forma uma oferta minha para ele, espero mesmo acabar antes do aniversário dele... O modelo é o Top Down Garter Stitch Baby Jacket. Nele fiz a alteração de ao invés de 1 botão, decidi fazer para 4.


esta imagem ficou estranha, pois não se vê o 3ª casa para o 3º botão, mas garanto-vos ele existe ;o)
Agora mostro-vos mais em detalhes os quadrados que ando a fazer, o esquema chama-se Victorian Lattice Square, podem ver mais imagens dele aqui e apesar de ser um quadrado demorado de se fazer, tem detalhes muito requintados e se nos primeiros quadrados pareciam difíceis de fixar o esquema, ao fim de uns 6 talvez já tenha começado a olhar menos para o esquema, actualmente se não ficar muitos dias sem fazer um ainda consigo fazer sem olhar para o esquema. As cores que mostro na foto são as que escolhi, é uma lã composta por 2 tonalidades no mesmo fio que se encontra torcidas e dão um aspecto mesclado quando a lã é tricotada ou crochetada. Tenho muita pena desta qualidade de lã já ter sido descontinuada e sobretudo de não ter mais do que 4 cores, se tivesse um laranja com bege e um verde seco com bege eu adicionaria a estas quatro cores que já tenho.

nesta imagem podem ver no lado esquerdo os meus 1ºs quadrados e à direita dois dos ultimos quadrados que fiz, dá para notar a diferença de tamanho... um mais à vontade com o esquema faz-me soltar mais a mão e se me sentir mais tensa tenho tendência para apertar mais, espero mesmo que estes quadrado casem mais ou menos bem uns com os outros depois de unidos...


Hoje mostro-vos o que vos contei no último post, o xaile de flores japonesas com lã cinza e lã matizada em tons de verde e azul. Para contrariar o formato trapezoidal dos xailes com estas flores experimentei fazer o formato triangular, ainda que pouco acentuado, e acho que está a ficar bonito, depois da peça acabada e bloqueada acho que ficará ainda mais bonita.





O casaco em ponto mousse para mim cresceu qualquer coisa, fi-lo um pouco mais comprido que o tamanho sugerido nas instruções e já estou a fazer o topo das costas e depois seguir-se-á o topo da lateral direita (onde farei as casas dos botões) e depois as mangas. Deu muito trabalho fazer crescer este casaco, o ponto não rende muito e fazer 200 malhas em cada carreira é um bocado aborrecido mas este modelo foi uma primeira escolha para fazer por ser a direito e sem demasiados detalhes que me podessem desafiar a mente menos atenta e até agora não tenho nada a apontar em negativo, só mesmo as instruções das mangas é que me parecem um bocado estranhas mas quando lá chegar verei. 



5 comentários:

  1. Querida Susana, muito obrigada pelo teu comentário. Fez-me muito bem ler-te.
    A seguir li este post repleto de desfios e foi bom, e foi lindo. Gravei o modelo da camisola de bébe, simplesmente adorável.
    E criei mentalmente projetos que é o que se pretende e deseja.
    Fica bem, mimnha linda.
    Um grande beijinho da Nina

    ResponderEliminar
  2. Olá Susaninha!
    Estou a gostar imenso das tuas novidades: o casaco do bebé está uma fofura, gosto muito das cores, precisamente por ser alegre, lindo, num modelo bem delicado!
    Os quadrados, outra beleza, no fim não se notará a diferença de tensão do ponto, acredito! As rosetas do xaile, estou encantada com o ponto e os tons são muito delicados, além disso adoooro xailes!
    E o teu casaco, outra maravilha! Agora deixaste-me curiosa a desejar o fim dessas pecinhas todas e pior ainda, cheia de vontade de fazer algo parecido (por ora ainda não, tenho muito que preparar em termos de escola, snif, snif...)
    Um beijinho grande cheio de força e de coragem!

    ResponderEliminar
  3. Olá amiga...o casaquinho vai ficar espetacular!... As flores e os quadrados vão dar belíssimos trabalhos... Bj amigo

    ResponderEliminar
  4. O casaquinho do A. está a ficar tão giro. e esses quadrados estão qualquer coisa, como dizes, pena terem descontinuado, as cores são lindas.

    ResponderEliminar
  5. o casaco está a ficar muito bonito e eu acho que assim com várias cores é que fica bem para os "catraios" miúdos pequenos como a minha avó chamava. fica bem alegre.
    Quando aos teus quadrados olha vou guardar pois acho-os muito muito bonitos e eu consigo fazer só assim a ver, mesmo sem esquema.
    quanto ao resto, bom ainda eu digo que tenho muita coisa começada :)
    Beijinhos e boa continuação de trabalhos.
    Pinta

    ResponderEliminar