Instagram

Entre agulhas e outros hobbies é aqui que me encontram ! @uma.pausa.para

21 de setembro de 2015

Dica para trabalhos em tricot circular

Já colecciono alguns trabalhos trabalhados com agulhas de duas pontas. Sempre me debati com o mesmo 'problema' evitar aqueles pontos mais largos que se formam na transição das agulhas e só à relativamente pouco tempo, quando comecei a fazer as meias que mostro hoje como exemplo (trabalho este que já está à espera de ser concluído à demasiado tempo). Tentava apertar mais o ponto que estava a tricotar primeiro mas saía sempre vencida. Até que comecei a puxar o 1º ponto da agulha da esquerda antes de o tricotar, puxava o ponto dessa agulha para fechar a união desse ponto com o anterior da agulha da direita, depois puxava o 2º ponto da agulha e mais o outro só para garantir que mantinha a tensão dessa última carreira mais ou menos uniforme. Depois disso começava a tricotar esses pontos e todos os seguintes. Assim que terminasse essa agulha e começasse outra fazia o mesmo procedimento e não é que resultava ! Com o casaquinho de bebé que estou a fazer, comecei ontem as mangas e como não tenho agulhas de duas pontas na espessura que estou a usar decidi usar o magic loop que em peças mais largas até é fácil de manejar mas em peças pequeninas é uma forma de trabalhar um pouco trapalhona mas chega-se lá. Mas debatia-me também com  mesmo dilema de pontos aberto na transição das agulhas porque para piorar a força do nylon acaba por evidenciar mais isso. Mas seguindo novamente o que faço com as agulhas de 2 pontas e mantendo sempre o nylon entalado num dos dedos enquanto trabalho consigo 'domar a fera' ;o) Mostro-vos algumas imagens:

nesta meia a transição de agulhas não se nota nada
apesar da imagem estar nesta posição quero mostrar apenas como seguro o nylon para evitar que ele abra
No youtube existem inúmeros tutoriais a explicar o magic loop mas neste canal, em Português de Portugal, para além de explicar o magic loop, explica tantas outras coisas relativas ao tricot. Para quem não conhece o blog Nionoi, aconselho visita, vão querer arranjar tempo para aprender ;o) Hoje mostro-vos em detalhe a forma como faço para evitar pontos mais largos nas zona em que se dá a transição das agulhas.

aqui tenho as agulhas com metade das malhas para cada uma, o nylon fica à esquerda

depois puxo a agulha de trás (consideramos que é a da direita)
antes de tricotar puxo um pouco a malha que corresponde à carreira anterior
puxo a 2ª malha 
puxo a 3ª
na imagem pode notar-se a 3ª malha mais larga, depois começasse a tricotar normalmente
 
queria uma imagem mais perceptivel mas onde tenho a unha do polegar a apontar é onde está uma malha mais larga, no cordão de tricot seguinte podem ver que o ponto está mais apertado pois foi quando comecei a fazer o puxar das 3 primeiras malhas da agulha da esquerda e só depois tricotei.








Sem comentários:

Enviar um comentário