Instagram

Entre agulhas e outros hobbies é aqui que me encontram ! @uma.pausa.para

15 de julho de 2015

Manta Amores Perfeitos + tutorial pompons em crochet

Bom dia ! Chegámos a meio da semana e trago-vos a (mini) manta terminada. Ao terminá-la (ainda lhe falta umas quantas pontas por rematar mas o fim desta semana promete e quis já aproveitar para partilhar convosco como ficou e também mostrar-vos como fiz os pompons em crochet.
Quando inicialmente pensei nesta manta baseei-me nas cores da coberta e almofadas do meu sofá mas a manta seria em flores japonesas na altura faltava-me cores como o rosa, o bordeaux, o amarelo e algumas tonalidades dentro delas mas na ida à loja das lãs não havia as tonalidades que queria, mesmo os catálogos de cores tinha gradações de cor muito limitadas... queria fazer flores com muitas tonalidades porque acho que a maior graça destas flores é a variedade de tons. Então optei por uma manta 'granny style', apenas tinha feito uma manta grande em crochet mas não era nessa vertente, queria mais simples e o mais parecido foi o poncho que fiz (embora diferente). Mas queria algo que me fizesse lembrar a natureza, com verdes e cor. Ora daí começa a surgir os 1ºs quadrados. O nome que dei à manta surgiu do nada ,quando estava prestes a terminar lembrei-me de umas flores que nunca comprei por as achar sensíveis demais quer para a terra do meu jardim quer para a minha casa, mas gosto muito de apreciar os amores perfeitos, acho-as muito delicadas e pouco espampanantes, apesar das cores garridas, talvez por serem plantas de pequeno porte e que ainda assim fazem um conjunto digno de uma planta ornamental.
Sem mais delongas:










ROSA - http://www.jardiland.pt/plantas-para-exteriores/amores-perfeitos-ou-viola-x-wittrockiana/
AMARELA - http://blog.giulianaflores.com.br/flores-e-curiosidades/flores-medicinais-conheca-diversas-propriedades-flores/
BORDEAUX - http://www.beifiur.com.br/produtos3.php?codigo=2
LARANJA - http://www.blogthelovefood.pt/2012/04/05/tofu-al-limone-com-salada-montanheira/


POMPONS EM CROCHET - como fazer

Não sei se acontece o mesmo convosco mas eu tenho momentos em que me surgem ideias do nada para situações em específico, seja culinária, seja crochet ou tricot. Na culinária sou bastante inventiva e segundo a boas línguas até me saio bastante bem, conforme o que tenho na dispensa ou até porque me lembrei de uma conjugação de ingredientes diferente acesso à internet à procura de alguém que pense como eu ;o) Quando estava a fazer o bordo bege desta manta  já andava a pensar num bordo decorativo, diferente. E surgiu-me logo a ideia dos pompons e resolvi experimentar com agulha e lã mesmo antes sequer de estar próxima do fim da manta. Cheguei a mais ou menos algo parecido ao que vos mostro mas decidi escrever no google pompons em crochet. Fui dar a um blog que dava ligação a outro blog,  mas o engraçado é que gostei mais das explicações do 1º do que do 2º. A razão pela qual publico um tutorial sobre os pompons é porque espero ser mais clara que estes dois blogs, para além de querer chegar mais à nossa língua portuguesa, existe tanta variedade de blogs que mostram trabalhos novos, pontos interessantes mas para muitas pessoas a barreira da língua é grande, posto isto, espero estar a ajudar alguém ;o) Fiz uma série de captações em fotografia com os vários passos e se existir mais alguma dúvida coloco-vos à disposição um video (no fim do post) sem som mas penso ser útil, até fiz um com a minha voz mas em duas situações das explicações não mostrei bem o que estava a fazer e como  acho que o video que fiz à primeira (sem som) até saiu bem espero ser um bom apoio às fotos. Ora vamos lá falar de pompons: 

Trabalho os pompons no avesso da manta ou peça que estou a trabalhar

para que as partes abertas dos pompons fiquem desse lado

e os pompons mais perfeitinhos ficam no direito do trabalho

fazer 1 ponto baixo no espaço entre os 3 pontos altos

6 correntes

na 3ª corrente (aponto com o dedo)...

faço uma laçada para começar um ponto alto

enfio a agulha na 3ª corrente 

mas apanho os dois fios dessa corrente (no vídeo poderá ver melhor)

ficamos com outro ponto alto, mas incompleto

repetimos até termos 5 pontos altos por fechar

fechamos todos de uma só vez

fazemos 3 correntes

fazemos uma laçada para começar um ponto alto

que irá se ser feito não dentro da corrente mas da argola que se forma depois do fecho dos 5 pontos juntos
(no vídeo poderá ver melhor)

Fazemos os 5 pontos altos incompleto e fechamos todos eles de uma só vez

dobramos de fora para dentro, desta forma

o meus dedo mindinho está a apontar para onde vamos inserir a agulha onde fazemos a junção dos 2 conjuntos de 5 pontos altos (no vídeo poderá ver melhor)

dobramos de fora para dentro (para nós) 

unimos com um ponto baixíssimo (slip stitch), puxamos o fio para apertar bem

fazemos 3 correntes

e unimos essas 3 correntes ao espaço entre 3 pontos altos da carreira anterior (rosa) com um ponto baixo (single stitch)
este é o aspecto do pompom visto de cima, isto fica assim porque o 2º conjunto de 5 pontos são apanhado não na primeira corrente de base mas na argolinha que se forma quando se começam as correntes.

video





18 comentários:

  1. A manta ficou muito gira e a ideia dos pompons deu-lhe um ar super original, GOSTEI!!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Oh Susana! Adorei a mantinha, as cores ficaram tão combinadas... um amor!
    E o tutorial? Que maravilha, não sabia como se faziam essas fofuras, amei! Muito obrigada pela paciência e pela fantástica partilha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lete, obrigada pelas palavras aqui e nos outros posts que linkei ;o) Beijinho

      Eliminar
  3. Olá Susana. A manta está linda e o tutorial uma maravilha.
    Mais uma vez obrigada pela partilha.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Anabela, fico contente por ter partilhado algo que algumas pessoas não sabiam ;o) Beijinho

      Eliminar
  4. Susana, adorei os "amores-perfeitos". A manta ficou muito gira, com uma combinação de cores maravilhosa.
    O tutorial dos pompons - que não fazia a mínima ideia de como crochetar - está perfeito e já o guardei.
    Obrigada pela partilha. Tem um lindo dia.
    Beijinhos da Nina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada eu pelo teu feedback Nina e por saber que mostrei algo que tenha sido novidade para tantas pessoas ;o) beijinhos

      Eliminar
  5. Olá, a manta dos amores perfeitos ficou mt bonita, a combinação de cores foi muito bem conseguida. O "stress" das lãs é comum, infelizmente. Ou então somos nós que imaginamos coisas que não existem...
    Vou tentar fazer esses pompons, que por aqui se chamam "carapulinhos", não me perguntes porquê.
    Um beijinho e bons trabalhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada ;o) Quando vi no teu blogue a alteração que fizeste a uma das cestas usando pompons em crochet até pensei que tivesses sido tu a fazê-los. Carapulinhos? que engraçado nome, nunca me lembro de ter ouvido essa palavra, sempre a aprender ! Beijinho

      Eliminar
  6. Amiga...a manta ficou espetacular eos tons são maravilhosos!
    O remate dos pompons é bem lindo!
    Obrigada pela partilha!
    Bj

    ResponderEliminar
  7. Ficou linda!

    www.trapinhartes.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Cá estou Susana! ;)) eu já tinha visto este post mas não tive oportunidade de deixar um comentário. A manta está linda! as cores são perfeitas (como os "amores") e o acabamento dos pompons é muito bonito. Já vi este acabamento várias vezes mas nunca soube como se fazia e cá está o teu diy! Vou segui-lo passo a passo e hei-de aplicá-lo numa das minhas baby blankets. Muito obrigada pela partilha ;) beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Menina, você é mesmo um amor.

    Estou terminando uma manta e, entrei aqui pois eu vi seu blog na lateral de um outro.

    E, o que eu encontro??

    Esse pompooom para acabamento...ai que tudo!!!

    Vou fazer na minha mantinha.

    Grata pela generosidade em compartilhar.

    Quando eu terminar minha mantinha, vou postar e citarei seu blog...

    Vi que tirou férias...aproveite muito, beijinhos,

    Lígia e =^.^=

    ResponderEliminar
  10. Susana, esqueci de falar que sua manta ficou linda!!!

    Colorida, alegre, um encanto!

    Parabéns!

    bjim Lígia

    ResponderEliminar
  11. Bem gira, e os pompons dão-lhe um ar mimoso. (adorei ver o PAP, acho que até eu os consigo fazer...hehehe)

    ResponderEliminar