Instagram

Entre agulhas e outros hobbies é aqui que me encontram ! @uma.pausa.para

28 de julho de 2014

A retomar uma manta

Elegi esta manta para dar continuidade, sabe-se lá quando a vou terminar... nem sei bem qual o tamanho que pretendo, mas neste momento 37 quadrados já estão unidos e mais uns quantos já feitos para unir. Esta é uma manta para a sala, será usada a par desta que muito provavelmente não servirá de forra mas apenas de manta de apoio para aconchegar o bebé. Por cá já se vai tratando das roupinhas dos primeiros 3 meses para não deixar tudo para o fim, que num 2º filho nunca se sabe o que se espera, o tempo não abunda para tudo e as atenções têm que ser divididas pelo filho mais velho, o pai e a casa, quando se espera o 1º filho, olhando para trás tudo é mesmo muito mais fácil de gerir mas ainda assim não é impossível de concretizar, a 'ginástica' tende é ser maior ;o)

21 de julho de 2014

Prioridades

Ainda antes do meu André nascer e eu já não tricoto ou crocheto como gostava mas os dias passam a fugir e tenho tanto com que me entreter/ocupar. Mas tenho bricolado, envernizado móveis, prateleiras e ainda ganhámos o 'bónus' de (finalmente) termos água da rede pública, ou seja, vivemos no campo com maior comodidade de não ter que andar a vigiar sempre a cisterna e de resolver avarias da bomba que extraia água dela para as nossas torneiras. Pois bem, como nem tudo são 'rosas' a forte pressão da água da rede 'rebenta' com algumas canalizações e uniões das mesma, pingas aqui e acolá, ainda ontem tinha uma inundação atrás do fogão, coisas boas portanto, mas mais vale agora ter estas prioridades e desarrumos do que depois de o nosso André nascer ;o) tenho ideias em crochet que gostava de concretizar ainda antes dele nascer, veremos ;o) Um bom Verão para todos voçês ;o)

7 de julho de 2014

Bandeirinhas em crochet

Já terminei o aplique dos feltros das bandeirinhas, falta apenas fazer a união das bandeirinhas do bebé que ainda está na barriga. Bloqueei com vapor do ferro de engomar com a ajuda de uns alfinetes de costura. Para fazer a costura do feltro optei por colar primeiro e depois fazer a costura assim é mais fácil de manter as letras direitinhas à medida que costuramos. Estas banderinhas são uma boa forma de aproveitar sobras de lã que até já foram usadas e depois desmanchadas mas cheguei à conclusão de que desse aproveitamento pode advir uma alteração no tamanho das bandeirinhas já que os fios estão mais afinados e gastos o que se pode verificar no primeiro ''A'' de fundo verde com letra amarela. Os novelos são todos da mesma qualidade e marca, a mesma que usei para fazer as mantas das camas (imagens no fim do post). Vai ficar um quarto ainda mais alegre ;o)
Uma boa semana para voçês ;o)

ainda pensei em cortar a barriga que entra na foto mas fiz a vontade ao André ;o) já que as bandeirinhas do nome dele ainda não está acabadas 





4 de julho de 2014

Manta a condizer

Terminei à pouco a manta que quis que combinasse com a 1ª roupinha do meu bebé, ficou pequenina (60cm x 48 cm) mas era o que queria, que fosse leve, fácil de transportar numa mala e do tamanho suficiente para o agasalhar quer no ovo ou alcofa. A disposição de carreiras foi aleatória até a meio da manta depois fiz o efeito «espelho» do que já tinha feito anteriormente. Pensei em não fazer um bordo decorativo já que o esquema deixa o mesmo bem definido e acabado mas optei por fazer um simples com sucessão de 3 correntes e 1 ponto baixo numa 1ª carreira em toda a volta e depois numa 2ª carreira, no sentido do comprimento, manter os conjuntos de 5 pontos altos (que usei para fazer a manta) que juntamente com as correntes da carr. anterior dá ideia de ter mais 1 ponto alto de cada lado, mantendo a sobreposição do efeito «concha» do ponto, e nas laterais da manta 3 pontos baixos em cada espaço de 3 corr. mas com um ponto baixo cruzado nos pontos baixos que separam as correntes. Fiquei embevecida com o resultado final ;o)

Já comecei à alguns dias a confeccionar umas bandeirinhas para pendurar junto às camas dos meus filhotes. Cada conjunto de bandeirinhas terá o seu nome e um conjunto irá substituir um outro trabalho que tinha feito para o meu filho mais velho por forma a uniformizar a decoração do quarto dos rapazes ;o) Agora falta-me unir as bandeirinhas mas sobretudo quero antes acabar de cortar os moldes das letras que fiz em cartão e colocar as mãos nos feltros para depois aplicar nas bandeirinhas. Para este trabalho inspirei-me na Lucy, do Attic24, neste post.




pormenor do bordo lateral e do bordo do comprimento da manta

o conjunto (quase) completo

quase 26 semanas de gravidez
as bandeirinhas em crochet com os moldes das letras ainda para serem acabados de recortar