Instagram

Entre agulhas e outros hobbies é aqui que me encontram ! @uma.pausa.para

3 de outubro de 2014

Not so Round(about) cardigan

Olá a todos que por aqui passam ;o) Ainda estou barriguda e prestes a completar as 39 semanas de gravidez e já tenho algo  para vos mostrar e contar.

Acerca do título do post, optei por não seguir as instruções do casaco na parte do redondo, por várias razões: não estava a gostar do efeito e da forma de construção do mesmo, ainda pensei ser erro meu na interpretação das instruções mas depois de tanto faz e desfaz e ler e reler e procurar na net por alguma ajuda acerca desta parte decidi desistir deste detalhe que dá nome ao casaco ;o) No Ravelry encontrei alguns projectos que usaram estas instruções mas os únicos que fotografavam este detalhe optaram por alterar a receita e ponto base utilizado, o que não veio mesmo ajudar em nada. Outra razão por desistir foi a de achar que provavelmente esse corte arredondado não me iria favorecer, eu sou de anca larga mas mais estreita e curta de tronco (em relação às pernas) e penso que um corte assim não me iria favorecer muito. É bonito ver os modelos mas depois quando pensamos melhor lá chegamos à ideia que secalhar não seria a melhor opção para nós. No entanto decidi continuar. Já tinha começado as costas quando mudei de ideias em relação às frentes do casaco e então comecei as mesmas com corte recto, respeitando as instruções no decote e cavas. Um ponto a favor neste casaco foi o de a lã que eu estou a usar ser exactamente a certa para conseguir os tamanhos das instruções e usando a agulha que é indicada na receita, a 5,50.

Experimentei fazer a barra que é indicada para cercar o casaco todo e gostei do efeito elástico que faz, não é o típico 'ribbing' que imita o tricot 1/1 mas como o casaco teria um corte rectilíneo à frente achei que não manteria o casaco com a frente bem recta. O ponto que estou a usar como base do casaco é muito bonito e mantém a peça incrivelmente direitinha. Andei a pensar numa barra para o casaco, já que o corte das costas e frente precisa de uma barra a circundar pois fica muito aberto e curto e acho que já cheguei a um que me agrade mas só mesmo fazendo crescer a barra para ter melhor noção. Estou com a leve sensação de que as frentes possam não estar a cair bem mas a barriga enorme não me está a deixar tem melhor noção disso. Tenho a ideia de que sem barriga as frentes possam sobrepor-se uma à outra, apesar de terem as medidas certas para o tamanho que escolhi e por o mesmo nas costas ter as medidas certas para as minha costas (confuso?) Acho que só mesmo depois de terminar vou poder ter uma melhor noção sobre o corte do casaco. Podia ter parado e esperado até ao meu bebé nascer mas tenho cá para mim que quanto mais tempo eu deixar este casaco à espera mais demorarei a tê-lo concluído.
Ora quanto à barra, optei pelo V sticth que a Angie do blog Le monde de Sucrette usou como base para uma manta (instruções grátis) e também para um quadrado (receita paga). E estou a gostar bastante do efeito, quem sabe use esse ponto para outros trabalhos...Tenho em falta fazer uma manga, apesar de ainda não ter costurado a que já tenho feita. Ora vamos a fotos, não lá muito boas mas é o que se arranjou para o efeito, só a título de curiosidade eu de barriga já meço 1,24m ;o)
Uma bom fim de semana para voçês ;o)





10 comentários:

  1. Meu Deus que barriga linda e o casaquinho em crochet assenta que nem uma luva!!! Bj

    ResponderEliminar
  2. A malha é muito bonita e vai ser engraçado quando depois sem barriga tirares novamente uma foto com ele já acabado.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei muito deste ponto e do em V também. Vamos lá ver como assentará o casaco sem barriga ;o)
      Beijinho e bom fim de semana ;o)

      Eliminar
  3. Acho que esse casaco cai muito bem Susana :) O ponto é lindo :)
    Que barriguinha linda :) Está quase ;)
    Beijinhos e tudo de bom :)

    ResponderEliminar
  4. Olá, Olá
    Como estás? Ainda barriguda e com o pequeno no t1? Para a semana diz que vem calor, será que ele está à espera de uma tréga de são pedro?
    Se já nasceu PARABÉNS, se não um grande beijinho :)

    ResponderEliminar
  5. Uma barriguinha muito charmosa por sinal :)
    O casaco ficou ótimo Susana, mais do que perfeito para gravidez.

    Será que já nasceu? Tudo de bom pra vocês.

    ResponderEliminar
  6. Por esta altura já deve de haver aí por casa um choro de bebé. Verdade??
    PInta

    ResponderEliminar
  7. Tens de actualizar o blog.....como se está a portar o novo homem da casa?
    beijocas

    ResponderEliminar