27 de março de 2013

Com o stock de lãs reposto

dou continuidade à colcha em granny squares ! Desejosa de a ver acabada eheh e apesar de ser um bocado cansativo os quadrados que escolhi, pois demoram mais tempo a fazer que o simples e típico granny square, é um trabalho muito bonito de se fazer.

Uma boa Páscoa a todos/as que por cá passam ;o)



25 de março de 2013

48

o avesso

48 quadrados feitos e 34 quadrados unidos uns aos outros, 32 dos quais com o avesso arranjadinho das pontas e mais pontas que este trabalho implica. Fiquei com um avesso limpinho de pontas e gosto dele tanto como do direito.

22 de março de 2013

Inspiração granny squares e não só

Inicialmente tinha criado 1 página para o crochet (e também para o tricot) das inspirações da web mas acho pouco interessante o formato das páginas do blogger, a não ser que o conteúdo seja curto, porque se for muita coisa acho que não fica tão bem organizado. Então por isso tenho publicado como post normal as inspirações na web sobre o que gosto, tricot e crochet e assim com etiquetas acho que fica mais bem organizado e à mão ;o)
Ora vejam lá o que encontrei:

daqui

E depois encontrei isto, também no mesmo link, o encanastrado que a Naná faz, é este não é?
a imagem é pequena e com pouca qualidade mas de certa forma dá para perceber
a lógica


Círculo em crochet - começar de forma diferente

 A internet é um Mundo enorme e por vezes procuro coisas e volta e meia vai sendo difícil encontrar determinadas coisas em específico. 'Tropecei' no site da Amazon, onde vendiam livros de crochet, comprar coisas não estava nas minhas ideias mas quando vi ser possível dar uma olhadela ao conteúdo  de alguns livros e de algumas coisas interessantes, como o começar o círculo no crochet sem ser com a corrente e unindo as pontas.  Podem visualizar a página aqui. Estive a fazer print screens das imagens e fiz uma montagem, ora vejam lá se não deve de ser uma forma interessante de começar:


Outra forma:



Para me organizar



ontem lá engendrei uma caixa de sapatos e fiz um 'organizador' de squares, que eu tenho alturas que eles me parecem todos iguais e como optei por um padrão que assentasse em 3 cores e sendo que azul seria o do contorno dos squares fiquei sujeita apenas a um padrão de 4 quadrados a repetir mas de forma deslocada, na diagonal. Para me disciplinar vou fazendo por metas, só uno os squares quando tiver feito todos os necessários para cada meta, e cada uma tem um nr de squares sempre a crescer e à medida que os faço vou registando no esquema e depois uno-os no devido lugar, já me calhou unir o errado e ter de desmanchar (chato) ou de ter mais squares feitos de um padrão do que do que preciso para ir unindo.

21 de março de 2013

O andar da colcha

Estes são todos os quadrados que fiz até agora (21 no total). Estive a fazer contas ao tamanho da cama e ao que fica melhor e fiquei na duvida e vou fazer apenas 16 filas horizontais e verticais, ao contrários das 20x20. E conforme como assente na cama e conforme o bordo que irei optar logo se vê se coloco mais quadrados ou não. No entanto fiz um esquema para me orientar e para sentir que já falta pouco (really?) para o fim ;o)

Uma manta de 16x16 quadrados = 256 quadrados
    ''       ''     ''   19x19        ''        = 361        ''

Veremos quantos quadrados farei ;o)





E porque ainda se tricota por aqui

costas terminadas e frente esquerda do casaco a começar
de costas feitas e com pontos da gola deixados em suspenso, iniciei a frente esquerda do casaco. Tento não me 'perder' com vários projectos por isso a ver se dos 3 que tenho em mão acabe algum brevemente e não será a colcha em crochet ;o) (por enquanto apenas 20 quadrados estão feitos e já unidos uns aos outros) 

As almofadas em tricot estão em standby mas volta e meia faço umas carreiras

já não falta muito para uma das faces estar finalizada, mas penso em fazer a outra face
em padrão mais simples em tricot ou então crochet, veremos...


Granny Squares (e não só) na web

daqui (com esquema)

daqui
do mesmo post do square acima
Imagem afixada
estes não são squares ;o) daqui

estes também não são quadrados ;o) daqui

imagem daqui esquema aqui

19 de março de 2013

Uma via rápida de quadrados

7 no total e estima-se que serão 400 quadrados para fazer a colcha. Bom, já só me faltam 393, coisa pouca portanto. Como diz a Naná: CAL anyone?






Nunca satisfeita


reformulei os granny squares que fiz.  Não gostava do bordo em ponto baixo que na união das peças não me parecia ficar tão bem. Basta uma indecisão e zás, desmancho. Queria associar o centro que fiz com o típico dos granny squares e hoje de manhã lá mudei outra vez o bordo da flor/sol para ponto alto e muito alto nos cantos e depois um bordo com os 3 pontos altos. Faz um quadrado de 10 cm x10cm o que até ajudará na hora de fazer contas ao nr de quadrados necessários.

18 de março de 2013

Quadrados ;o)


A chuva pouco convidativa para passear durante o fim de semana passado veio mesmo a calhar para começar a experimentar quadrados novos em crochet. No sábado fui à loja das lãs como uma ideia na cabeça e vim de lã com lãs a condizer com a decoração do meu quarto, para uma futura colcha, sem data para acabar, para ir fazendo. Tenho andado a experimentar a união dos quadrados e de todas esta é a que mais me cativa, a costura com agulha de tapeçaria não me agradou, o problema é que para costurar assim tenho que estar mais atenta. Aprendi este esquema através de um livro que tenho em casa mas fiz alterações uma delas por ser pouco prático fazer uma argolinha em ponto baixo no centro e apanhar as correntes por cima em vez de por baixo, a 'abraçar' a corrente; e também reduzi alguns pontos. 
Uma boa semana, voltarei cá com outras novidades ;o)

15 de março de 2013

Como ficaram os sapatinhos

E pronto acabados ! O que vos contei ontem voltou a acontecer hoje e depois de costurado, estava ao contrário novamente. isto acontece porque quer o avesso quer a frente são iguais o que muda é o mate de alguns pontos fica ou não a notar-se mais e o remate ser diferente no avesso, o que depois no aspecto da peça conta e muito. Mas depressa descosi e acabei. É o que dá deixar o outro sapato para mais tarde, se os tivesse feito por atacado nada disto tinha acontecido. No entanto tenho andado mais cansada e provavelmente estas distracções devem-se a isso.

Como tem estado um lindo dia decidi aproveitar o jardim para tirar algumas fotos, porque dentro de casa as fotos saem sempre com cores pouco realistas, mesmo com flash. E como fundo dos sapatinhos podem ver os granny squares que tenho andado a fazer, agora percebo quando me dizem que fazê-los é um tanto viciante. Começa-se um, depois quer-se experimentar outro. Apesar de achar mais simples fazê-los com o centro em forma de cruz e continuar com as carreiras em 3 paus de pontos altos quis variar e fazer o centro em forma de sol (tal como se pode ver na 2ª foto).

Desejo uma boa semana a todas(os) ;o)





14 de março de 2013

Encontrar uma agulha num palheiro

parece mais fácil que encontrar um botão !
Se tivesse recebido a boa notícia que tive agora antes sequer de começar a costurar aqueles sapatinhos de bebé que fiz pela última vez acho que tudo me teria corrido melhor. Perdi o outro botão do sapatinho !! Já corri a casa e todos os cantinhos e caixinhas possíveis e imaginárias e nada... Era o botão ideal para a peça, a cor igual ao cor-de-rosa do bordo em torno do sapatinho, mas não sei do outro e de tanta insatisfação que isso me deu já tirei o bordo cor-de-rosa do sapatinho que já estava acabado e ficará sem ele. O pior é que depois de tudo feito o sapatinho que estava a concluir as costuras só me trazia situações inesperadas e tão mas tão maçadoras, ora coloquei o botão no avesso, e depois de recolocado no sítio correcto verifiquei que a peça foi costurada com o avesso do lado de fora. Uma tarde quase perdida até a responsável pela revista Burda me contactar a pedir autorização para publicar a foto da minha camisola no Facebook da revista e para me convidar a publicar fotos dos meus trabalhos e responder a algumas questões na secção de atelier da Revista Burda Style, ou seja, uma espécie de divulgação do meu trabalho. Apesar de inesperado, aceitei o convite. A tarde começou mal mas acabou lindamente. Logo publico o 'estado' dos sapatinhos, que 'lavaram a cara' de amarelo.

13 de março de 2013

Granny Square: agora sim

Antes de me deitar pego nuns novelinhos pequeninos de algodão e ponho-me a testar o crochet. Lá dei com o jeito e deparei-me que o segredo é mesmo usar o nr de correntes certas para fazer quer os cantos quer os que estão nos buraquinhos em cada lado do quadrado. Mas cada vez que tinha que mudar de cor era um desatino e não ficava com muito bom acabamento a junção das duas cores. Hoje a visualizar um vídeo no youtube vi que cada cor começa sempre num canto e eu começava no mesmo sítio em que acabava, o que não dava um início bonito na carreira nem muito menos um fechar da carreira. Ainda assim acho um bocado maçador andar sempre a cortar fio, mudar de cor. Já experimentei fazer 3 correntes (chain) nos cantos e  também com apenas 2 e não noto grandes diferenças no acabamento do square. 

Colegas de crochet, digam-me quantas correntes fazem nos cantos?

12 de março de 2013

11 de março de 2013

Um vestido em granny squares

Este é um blog de tricot, é certo, mas o crochet também é algo que me apaixona e até no outro dia andei a (tentar) fazer um granny square, o pior foi que inventei um ponto sem querer, uma espécie de ponto alto mas com duas laçadas antes de apanhar na corrente de tricot. Enfim...
Adorei este vestido de crochet, também com granny squares. Dava um excelente vestidinho de Verão de uma menina vaidosa ;o)

daqui
não muito square, mas valeu a intenção...

Um casaco novo para o bebé

Apesar de saber que o frio está a ir embora aos pouquinhos na última visita à loja das lãs ia com a ideia de fazer uma peça nova para o G, ainda que não fosse para agora, mas queria algo mais 'criança' mais colorido, que dê com muito tipo de roupa, de cores. E vim com novelos desta cor:

50% lã 50% acrílico

 E o modelo será este

Modelo da Debbie Bliss


8 de março de 2013

Amarelo e Rosa



Feliz dia da Mulher ! Esta tarde foi em parte passada a fazer este miminho que está por enquanto sozinho mas em breve virá a ter o outro par. Para quem não tinha mini botões valeu-me a pilha de roupa que tenho que não me serve para achar este botãozinho a condizer. Sapatinho em 100% lã de merino, um bocado quentinho mas foi a lã que melhor concretizou este sapatinho.

Bom fim de semana !

7 de março de 2013

Acho que este


é mesmo um modelo a repetir, só tenho mesmo é que registar todas as alterações que fiz para poder repetir novamente. Ainda assim o algodão não me agrada o toque, a peça fica muito 'mole' e a agulha nr 3 talvez seja demasiado para o tipo de acabamento que prefiro, talvez a de 2/2,5 sirva melhor, no entanto não tenho agulhas dessa espessura :o(. Demorei muito tempo de roda da florzinha em crochet, não ficou bem como queria mas assim dá para poupar no botão ;o) A presilha ficou um bocado comprida, mas esta é daquelas coisas que só vendo num modelo para saber se serve ;o)

Sapatinhos de bebé #4

e mesmo sem saber como se faz (pois o esquema é pago) andei a testar misturando com outras instruções de sapatinhos. Ficou com o  canelado mais alto e de comprimento ficou curto. Fiz com 2 fios juntos, um acrílico e outro de algodão.
Adoro o detalhe da alça para prender ao tornezelo.

daqui

ficou muito grosseiro o acabamento mas é mais ou menos assim,
precisa menos altura à frente, uma barra a mais em cada lado , um pouco maior de comprimento e a linha certa ;o)

6 de março de 2013

Sapatinhos de bebé #3


com a costura ainda por terminar e com 9 cm de comprimento na sola

menos bem conseguida no que se refere à tensão da malha, usei exactamente as mesmas agulhas que nos outros sapatinhos, o comprimento do pé é maior, mas o algodão (que usei em todos os sapatinhos) é muito brando no trabalhar e toque, fica laço e torna-se pouco bonito em pecinhas tão pequeninas e delicadas. Para bebés de Verão acho que a lã para bebés será muito quente, mas ainda assim é a que melhor se trabalha estes miminhos. O que acham: lãs para bebés ou algodão ?

Sapatinhos de bebé #2




não tão fácil mas igualmente encantadora. Com o detalhe que necessita de um botão para prender a alça no tornozelo, que no momento não tenho.

5 de março de 2013

Sapatinhos de bebé #1

e que fofinho que ficou. Não faço a mínima ideia se serve a um recém-nascido. Mas com muita pena minha não fiz um destes para o meu G. O tricot regressou tarde demais para estes miminhos. É tão fácil de fazer que até irrita ;o) O cordão é que deu mais trabalho, mas como era a 1ª vez que experimentava, até foi rápido.



4 de março de 2013

Manter a chama acesa

Vamos lá ver se a net deixa publicar...
Ontem ainda nem tinha arrefecido as mãozinhas com a minha camisola e já estava a preparar-me para uma nova aventura, bem menos grande, mas não menos sinuosa, um verdadeiro teste à minha paciência e atenção, com torcidos (pontos cruzados) pois claro. Parece ser bem mais fácil que os torcidos da minha camisola no entanto como é uma grande extensão com os mesmos torna-se uma aventura por isso mesmo. Adaptei o esquema de uma camisola da mesma revista e andei 'em papas de aranha' com a adaptação, mas já consegui 'segurar o touro' eheh. Quando comprei a lã que me faltava para acabar a camisola vim de lá com 2 novelos de algodão mais grosso cor de laranja para fazer forras para umas almofadas rectangulares que tenho como de apoio no sofá e como vem aí a Primavera (pelos dias que têm feito parece muito longe...) quis dar um ar de graça à casa e assim combinar a cor dessas almofadas com a das outras que em tempos comprei para o sofá (muito embora seja mais uma cama mas que com umas esponjas no encosto e chouriços tenha ganho a forma de sofá).

Chegou a vez da casa ganhar umas coisinhas em tricot ;o)