20 de novembro de 2013

Trabalho rápido, para aquecer a cabeça ;o)

Ao fim de um ano voltei a fazer um gorro. Neste blog não ficou documentado mas mostro-vos como ficou. Estava imbuída pelo espírito natalício e quis muito fazer um gorro com o topo com ponta comprida e pompom e que o mesmo ficasse pendido  ao usar. Segui as instruções de um gorro de bebé recém-nascido mas fiz com 2 fios juntos e agulha nr 6, resultado: serve ao filho, ao pai, à mãe... LOL Ficou muito elástico ;o) O gorro que comecei ontem de tarde (e que de noite já estava pronto) fiz com agulha nr 6 mas com a lã Winter Print da Miltons que usei para este casaco de tricot para o meu filho. Irá ser uma prenda de Natal e depois de ter experimentado na minha cabeça adorei ver-me com ele, logo eu que não sou nada de usar gorro, mas adorei mesmo, veremos quando farei. As instruções que segui foi a deste vídeo, mas resumindo posso explicar por alto como é a confecção:

(passo 1)
Montam-se 37 pontos na agulha
1ª carr.: tudo em liga
2ª carr.: tudo em meia
3ª carr.: tudo em liga
(repete-se sempre estas 3 carreiras) fazendo uma lengalenga: liga, meia, liga, liga, meia, liga, liga, liga.... até atingir uns 40 cm com a peça um pouco esticada, não muito. Como fica muito elástica dá para muitos tamanho de cabeça, para quem tem um cabelo mais encorpado mais umas carreiras e fica bom. Apenas tem que se ter em conta em terminar do lado direito do trabalho com as últimas carreiras em meia e rematar, deixando ficar apenas uma malha na agulha de tricot (passo 2). Essa malha irá servir para continuar o trabalho na lateral da peça e com a agulha de crochet puxar laçadas do fio que se estava a trabalhar e colocar na agulha de tricot. No vídeo indicavam 60 malhas na totalidade, a mim deu-me 50, no entanto o ideal é não espaçar muito as malhas nem apanhá-las muito juntas umas às outras.

(passo 3)
Com as malhas na agulha tricotar:
1ª carr.: tricotar 2 pontos juntos em meia até ao fim (aqui alterei os pontos, pois no video dizia em tricot, ou liga)
2ª carr.: tricotar tudo em liga
3ª carr.: tricotar 2 pontos juntos em meia até ao fim
4ª carr.: tricotar tudo em liga
5ª carr.: tricotar 2 pontos juntos em meia
6ª carr.: tricotar tudo em liga

(pode acontecer em alturas de se tricotar os 2 pontos juntos em meia de no fim da carreira só sobrar uma malha, e não 2, eu tricotei essa malha sozinha).

(passo 4) -sem imagem
Com o último conjunto de pontos passar o fio do novelo (cortar o fio mas deixar uma ponta comprida para a costura da peça) por dentro das malhas da agulha, puxar o fio e costurar até à base do gorro. Fiz a costura na zona da dobra por forma a não se notar do lado que fica visível. Para evitar-de ter que ter este trabalho em fazer 2 costuras diferentes, uma para as maior parte do gorro e outra para a dobra e não gostarem da dobra, reduzam os pontos na montagem da malhas, ainda não experimentei mas talvez reduzindo 10 malhas já encurte a altura do gorro.

Se acharem estas instruções complicadas vejam o vídeo para perceberem melhor ou então vejam uns desenhos que fiz ;o)

à esquerda o gorro que fiz ontem
à direita o gorro que fiz à 1 ano atrás

15 comentários:

  1. Ficou bem giro. Gosto das cores. Tu és uma máquina :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada ;o) A cores vão buscar algumas tonalidades de cores de roupa que sei que essa pessoa usa. Para quem sabe o básico do tricot é um trabalho fácil e rápido de fazer ;o)

      Eliminar
  2. e que bem que sabe um gorro na cabeça nestes dias frios. Ando a chatear a minha mãe para me fazer um, mais tipo boina mas ela não me liga nenhuma... LOL... acho que só qd comprar as linhas e lhas espetar à frente é que ela se resolve! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anda tanta malta nova a querer aprender a fazer crochet e tricot e a tua mãe que sabe não faz... Arranja-lhe um novelo de 100g (lã) para ela se entreter, deverá chegar para fazer uma boina toda gira. Beijinhos

      Eliminar
    2. No sábado já lhe comprei a lã e meti nas mãos dela, "vá, faz-me lá uma boina nova!" lol começou, já não se lembrava bem do ponto, mas deu com ele uns minutos depois.

      Eliminar
  3. Olá
    Eu gosto muito de gorros, os teus são bem giros.

    1. Obrigada ;o) Existem modelos bem mais giros mas para a pessoa que quero oferecer optei por um bem fácil e sobretudo simples ;o)
      Beijinho

      Eliminar
  4. Excelente aula de tricô. Fico como seguidora e aluna aplicada. Deixo um convite para que me visite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio ;o) quanto ao tricot apesar de saber fazer é muito dificil explicar. Já fui o seu blog e gostaria de lhe dar os parabéns pelo que faz ;o)
      Beijinho

      Eliminar
  5. Muito bacana!
    E realmente lhe ficou muito bem!
    Adoro gorros, basta um friozinho é para usar.
    Obrigada pelas explicações, vou tentar e certamente gastarei o dobro (ou o triplo) do tempo para confeccioná-lo.
    Abraço,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Judy ;o) certamente farei um para mim, quando não sei ;o) Beijinho

      Eliminar
  6. Estás a ver?! O gorro fica-te muito bem!. Já a mim... acho que terá que ser mais tipo boina...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha Naná, por falar em boina, que tal fazeres uma assim, em crochet (http://www.ravelry.com/patterns/library/bonita-hat) parece muito fácil ;o)

      Eliminar
    2. Obrigada pela dica, Susana! É muita gira e sim, esta é bem capaz de me ficar bem :)

      Vou experimentar, quando passar esta azáfama em que ando... ;)