Instagram

Entre agulhas e outros hobbies é aqui que me encontram ! @uma.pausa.para

26 de novembro de 2013

Como fazer lados rectos numa manta de hexágonos - Parte 1

Foi um bocado difícil arranjar um titulo para este post e ainda assim acho que pelo titulo muitos não chegam a perceber o que tenciono explicar a não ser que leiam o post até ao fim ;o)
Depois de ter acabado a minha manta de quadrados, quis experimentar fazer uma de hexágonos mas fui adiando, até que para este Natal decidi(mos) oferecer uma feita por mim aos meus sogros mas logo que a manta foi crescendo fui ficando com a ideia de tentar fazer a manta sem os contornos 'recortados' que a própria forma do hexágono confere à peça.  Depois de algumas tentativas, principalmente a de fazer meios hexágonos coloridos (tal como os inteiros)  mas a maneira mais fácil de fazer não permitia o contorno branco, pois ficava muito grande, depois experimentei fazer mais pequeno e não gostei. Depois de algum tempo sem pensar no assunto e depois de uma noite complicada para dormir (filhote doente e eu também) consegui finalmente o efeito que pretendia. A 1ª vez que testei experimentei logo com uma carreira a contornar esses meios hexágonos e os inteiros também e ficava direitinho mas dei-me conta que a minha união dos hexágonos (a branco) tende a ser com pontos mais alargados, talvez pela posição que temos que unir com o join-as-you-go seja mais favorável a isso ou então porque talvez faço-o depressa demais.  Falo nisto porque depois com a confecção destes meios hexágonos tenho que ter essa mesma forma de trabalhar, senão acaba por ficar com pontos mais pequenos, apesar do ponto ser o mesmo. Através deste passo-a-passo poderão reparar melhor neste aspecto. 

Coloquei este post como Parte 1 porque irei mostrar noutros posts como fiz meio hexágono apenas trabalhando junto a 2 lados de um hexágono de apoio e como fazer para preencher a zona em ziguezague da manta.

em 2 lados os contornos ficam em ziguezague e noutros 2 com forma denteada


mostrarei num próximo post como fiz este meio hexágono, bem como o preenchimento dos 2 lados em ziguezague



Como fazer lados rectos numa manta de hexágonos - Parte 1

1
a imagem não mostra bem mas é o nó base para se iniciar o crochet

2
laçada para iniciar ponto alto

3
inserir agulha no canto do hexágono inferior e fazer nova laçada

4
como fica após o passo 3

5
nova laçada e fechar s 2 pontos na agulha

6
3 pontos altos 

7
e continuar a fazer 3 pontos (sem correntes) até ao próximo canto
8
inserir agulha no 1º espaço do hexágono à esquerda

9
trazer para a frente uma laçada 

10
e fechar o ponto com o que estava na agulha

11
3 correntes

12
inserir agulha no próximo espaço acima do anterior

13
puxar uma laçada e fechar

14
virar o trabalho 

15
e passar o fio para atrás da agulha
16
fazer mais 2 pontos altos no espaço que se formou na união com o hexágono contornado a branco
(as 3 correntes como como 1 ponto alto)
17
continuar a fazer 3 pontos altos em todos os espaços (incluindo o que se formou na união da parte a laranja com o hexágono contornado a branco
18
unir como se fez nas carreiras anteriores
19
3 correntes e unir no próximo espaço e virar o trabalho
20
passar o fio para trás da agulha
21
3 pontos altos
22
3 pontos altos em todos os espaços, unir, 3 correntes e unir e repetir os últimos passos até chegar ao outro canto do hexágono lateral
(podem reparar na altura dos pontos altos a branco e os pontos altos a laranja, estes últimos parecem mais pequenos, como vos expliquei tendo a alargar demasiado as uniões em join-as-you-go e a solução para esta discrepância não se revelar na hora de contornar a peça por inteiro irei tentar alargar mais o ponto nesta parte)

23
como faço o bloqueio dos quadrados e também dos hexágonos:
 1 ponto alto no canto do hexágono direito

23
com laçada na agulha insiro a mesma por dentro das correntes do canto,

24
laçada para executar o ponto alto

25
como fica o ponto antes da laçada final.
(desta forma as uniões dos quadrados e hexágonos ficam muito firmes e direitas, nunca vi esta forma de fazer, tentei algumas outras que existem mas que não gostei e depois de algumas experiências cheguei a esta forma de bloquear os quadrados )
26
ponto alto no canto
27
3 pontos altos em todos os espaços

Nesta imagem podem ver que a peça ondula ligeiramente no meio hexágono que fiz mas tal como vos expliquei deve-se a ter apertado demasiado o ponto nesta fase.


2 comentários:

  1. E aqui está uma excelente explicação!!!
    Muito obrigada pela partilha :))
    Bjs, Carla

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada eu Carla ;o) Não vá a memória atraiçoar-me quando voltar a fazer trabalho semelhante, este pap vai facilitar-me a vida também ;o)
      Beijinho
      Susana

      Eliminar