Instagram

Entre agulhas e outros hobbies é aqui que me encontram ! @uma.pausa.para

28 de outubro de 2013

Gola de remendos ;o)



Já esteve assim, já cresceu muito mais...



Hà uns dias atrás peguei em tudo o que era restos e fiz um novelo de 2 fios e uni-os uns aos outros com a ideia de fazer qualquer coisa com ele. Optei por me deixar influenciar pela minha colega de blogs e linhas/lãs a Ideias com Linhas e comecei a fazer uma gola, daquela tipo gravata e mesmo sem instruções lá me aventurei, depois encontrei umas instruções para uma semelhante e apenas estudei como fazer a zona em que se dividem as malhas de uma agulha para duas para poder fazer a alça onde irá passar a outra ponta da gola (onde optei por fazer com o mesmo ponto da gola ao invés da barra 1/1), mas este fim de semana cheguei à conclusão que os meus restinhos de lã não chegaram e lá terei que fazer mais um novelito de remendos para poder acabar. Os fios são de marcas e tipos diferentes, uns tão antigos que nem eu sei quantos anos têm. Eu gostei da mistura de cores e consegui o efeito que pretendi: em que houvesse uma gradação de cores suave, ainda que meio folclórica, e para isso optei por usar 2 fios, em que um deles usava uma cor e uns cms/ms mais à frente mudava a cor do outro fio e mantinha uma cor durante alguns metros e ia mudando a outra cor e quando queria mudar a cor do fio que usei mais mudava apenas essa e alguns cms/ms depois mudava a cor do outro, dessa forma o efeito de mudança de cor é mesmo perceptível e eras mesmo isso que eu queria, uma espécie de lã matizada feita a propósito sem gastar um cêntimo ;o)
Já terminei o meu trabalho secreto, brevemente mostrarei como ficou ;o)
Boa semana para voçês

14 comentários:

  1. Olha que bela ideia! Isso é que é aproveitar tudo! Gostei. Vi as golas que falas e gostei muito. Quero ver como vai ficar a tua depois de terminada.
    Vê lá se mostras o trabalho secreto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos que aproveitar porque dá pens termos lãs que não dão para quase nada a não ser para aproveitamentos assim e o crochet não é muito bom para pedaços pequenos pois gastas mais lã que o tricot. Quanto ao trabalho secreto, amanhã verás ;o)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Gosto muito deste modelo de golas, fico à espera do resultado final.
    E também ansiosa para conhecer o trabalho secreto.

    Boa semana
    clarte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Começou só mesmo como uma experiência e estou a gostar. Obrigada pela visita.
      Beijinho

      Eliminar
  3. Foi "mais ou menos" assim que fiz as conjugações para as golas que fiz... a olhómetro.

    Por vezes olhamos para os "restos" das linhas e parece que não dão para nada, e afinal só é preciso ter ideias. Eu costumo dizer que os idiotas são aqueles que têm ideias, concordas?

    um beijo

    ResponderEliminar
  4. A conjugação das cores dá um resultado final lindíssimo!
    Além de aproveitar os restos das lãs, ficas com um trabalho super bonito e original :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apesar de algumas cores se usadas sozinha não seria muito boa ideia, todas juntas até 'casam' bem ;o)

      Eliminar
  5. Fico muito contente por te servir de inspiração e não me importava nada de te ter explicado como se dividem as malhas :)
    A conjugação de cores ficou mesmo gira!!
    Bom trabalho!! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Patricia, eu não era para fazer uma gola destas mas depois achei que seria mais indicada para a lã que tinha, ainda assim não chegou, mas logo irei fazer um novo novelo. A parte pior das várias cores são as pontas mas como é uma gola pode ter um avesso ao invés do cachecol que se usa e vê o avesso e o direito.
      Beijinho

      Eliminar
  6. Também tinha visto esta ideia e Gostei muito.
    O teu parece-me que esta a ficar muito original.
    Beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Super criativa!
      Uma excelente maneira de aproveitamento.
      Parabéns!

      Eliminar
  7. Olá,
    Me inspirei na sua ideia Susana e fiz minha gola de remendos!
    Obrigada!

    ResponderEliminar