Instagram

Entre agulhas e outros hobbies é aqui que me encontram ! @uma.pausa.para

3 de setembro de 2013

Poncho: o meu esquema

Acho que nunca cheguei a mencionar que este modelo de poncho surgiu mesmo do nada , não pensava nada em concreto, limitei-me a fazer um conjunto quadrado de quadrados com a lã que me sobrou do xaile que fiz para a minha irmã e do nada lembrei-me que podia fazer um poncho para mim, pois eu não sou dada a xailes, prefiro agasalhos que não tenha de estar sempre a ajeitar, o poncho seria o ideal para os dias mais frios aqui pelo campo, como também nas idas à cidade ;o) Não me baseei em nenhum esquema ou modelo específico, quis colocar em prática um quadrado que me saiu das mãos sem sequer pensar muito mas ainda assim fiz alterações, não muito felizes, confesso, porque fez com que o quadrado ficasse menos plano, que ondulasse um pouco, mas só me dei conta ao fim de algumas carreiras e não quis desmanchar, no entanto, depois de unidos esse pormenor não é tão perceptível. Num futuro próximo partilharei como fiz o quadrado e como acho que será melhor para o fazer. à medida que o poncho ia crescendo ia pensando qual a altura do mesmo, até onde queria que ele chegasse nos braços, optei pela altura do cotovelo e ainda assim ficou um pouco abaixo disso. 

Como já referi no post anterior a frente já está acabada (em termos gerais) e já estou algo avançada nas costas. Desde o inicio do poncho sempre quis fazê-lo sem costuras, as mesmas serias feitas pela união em join-as-you-go o que no princípio das costas me valeu umas quantas dores de cabeça, sem falar na combinação dos quadrados, sem querer que os bordos fossem iguais lado a lado, ou seja, optei por haver concordância com a disposição diagonal da peça. No inicio da execução do poncho optei por fazer logo o esquema da combinação de cores e para isso fiz um esquema de todas as combinações possíveis sem repetir a mesma cor no quadrado e apenas usando 3 cores em cada um mas logo me dei conta que não era tão fácil assim e optei por me basear nesse esquema apenas para que á medida que eu fizesse os quadrados pudesse ter esse auxiliar de memória para poder usar as mais diversas combinações de cores, sem haver muitas repetições.  Usei apenas esse esquema para as 4 primeiras carreiras da frente do poncho e depois decidi fazer 'ao calhas'. Nas costas optei por fazer o mesmo esquema de cores da frente com uma ou outra alteração para que quando unisse a frente e as costas não houvesse quadrados com a mesma cor lado a lado. Até agora tenho feitos os quadrados pintados a azul (ver esquema) e a verde será uma carreira opcional caso o poncho fique demasiado decotado. Estou a 66 quadrados do fim ;o) Boa semana ;o)


A azul: os quadrados que já tenho feitos nas costas do poncho.
A verde: carreira opcional para tornar o poncho menos decotado



Outros posts referentes ao poncho: texto na íntegra clicar nos respectivos links









2 comentários:

  1. andas tu e eu a contar os quadrados que faltam, mas os meus são em patchwork. Neste últimos dias não lhes tenho tocado. beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Também estou a pensar fazer um poncho, mas acho que vou tricotar quadrados! Ainda não comecei porque estou à espera das promoções da Drops, que devem ser só em Fevereiro para o fio fabel.

    ResponderEliminar