Instagram

Entre agulhas e outros hobbies é aqui que me encontram ! @uma.pausa.para

5 de junho de 2013

Antes que avance mais


venho cá mostrar o que tenho andado a fazer desde o fim da colcha de quadrados que concluí na 6ªa feira passada. Lembram-se de um casaco em tricot que comecei este ano e que por ser quentinho e um bocado grande para o meu filho tenho andado na dúvida em acabar agora ou deixá-lo para o próximo Outono. O link atrás foi o último post que fiz sobre ele e quando estava a terminar a colcha de quadrados em crochet decidi pegar novamente no casaco. Não foi um erro de todo mas vim a aprender que um grande interregno de tempo sem lhe tocar alterou a tensão da malha. Pelos vistos estou mais relaxada e a malha ficou mais larga e quando estava a concluir a última lateral da frente do casaco e comparo com a outra frente vejo que estava maior!! Já estava a ficar vesga a contar carreira e estava certa no nr que fiz mas a tensão tinha-se alterado e... tive que desmanchar e recomeçar de novo. O ânimo ficou bem no fundo em relação ao casaco. Recomecei, tentei apertar mais e ainda assim foge um bocadinho da outra lateral mas vou deixar assim, ainda pra mais vou fazer o bordo e gola todo ao mesmo tempo, trabalhando de uma ponta da frente até à outra o que poderá ajudar a ajustar o lado mais comprido que o outro. Espero mesmo que sim...
o esquema de casaco que estou a seguir, da Debbie Bliss

manga em execução


A par da continuação do casaco comecei um xaile para a minha irmã, com a intenção de o oferecer pelo aniversário dela, em setembro. Era para começar mais tarde mas deu-me cá uma vontade de experimentar... Baseei-me num modelo da Angie mas tive que alterar, não sei de devido à lã mas 1 corrente entre os 3 pontos altos levava a que o xaile começasse a curvar na face mais comprida, por isso tive que não fazer nenhuma e isso já fcou corrigido. Optei também por fazer 2 correntes no canto, quando o esquema refere apenas 1. Já começo a pensar num xaile para mim. Um bem comprido que me permita enrolar nos dias frios ;o)






Quando tiver oportunidade logo vos venho mostrar uma colcha pela qual me apaixonei e que futuramente gostava de fazer para o meu filho. É linda e tem muitas estrelas ;o)

7 comentários:

  1. As cores do xaile são fabulosas! Adoro a combinação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Jardim, depois de algum contratempo com as cores, principalmente o azul escuro que a minha irmã escolheu. Não era este pois tinha visto foto da cor e ao ver ao vivo a que ela escolheu não gostei porque não tinha nada a ver com a foto. Fiquei apaixonada pelo rosa velho e muito tentada a arriscar uma peça para mim nesse tom, um dia destes... ;o)

      Eliminar
  2. Adoro as fotos que tens partilhado... as cores muito bem misturadas! O xaile está a ficar muito giro, e espero que dês com o casaco. =) Gostava de ter mais paciência para as lãs, mas definitivamente, o meu é mesmo a costura! e cada um com o seu!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh pah tinha duplicado a resposta, fui apagar e apaguei as duas sem querer... Obrigada Magda.

      Eliminar
    2. hehe... ainda tenho a tua resposta no e-mail. =) Fizeste bem em usar a máquina. Eu costumo dizer sempre, que a costura é algo que tem que se praticar!!! até eu mesma, ainda tenho tanto para aprender e melhorar. Sim, as máquinas precisam de manutenção frequente... são umas mimadas. A minha tb já está a precisar! Gostava de ver a tua refashion... hehehe... =)

      Eliminar
  3. Já na altura tinha lido este post, mas só agora me lembrei...
    quando andei a fazer experiências com os chapéus das flores, houve uma altura que "me passei" por causa dos tamanhos. Tinha feito dois, exactamente com as mesmas malhas, o mesmo numero de voltas, um rosa e um branco, ficaram de tamanhos diferentes. Cheguei a pensar que, apesar de não parecer, uma linha fosse ligeiramente mais grossa que outra. O erro: um fiz com agulha nº 3 e o outro com a nº3,5, poderá ser tb esse o teu erro?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário Maria. Não, p+or acaso não foi o de usar agulhas de tamanhos diferentes, foi mesmo a tensão da malha. Quanto tricoto rápido (um erro) deixo a malha muito laça e como foi na última lateral do casaco eu já estava mais à vontade e também continuei algum tempo depois da outra lateral e isso refectiu-se e muito na tensão da malha. Mas lá tive de desmanchar e recomeçar de novo e com uma tensão mais justa e não tão rápido.
      Beijinhos

      Eliminar