Instagram

Entre agulhas e outros hobbies é aqui que me encontram ! @uma.pausa.para

13 de maio de 2013

Um futuro projecto para decorar - crochet

Já há alguns dias que não me sai da cabeça em fazer 2 painéis em crochet para forrar 2 portas que farei brevemente. No quarto do meu pequenito de 19 meses existe um nicho que há longos anos atrás fora uma porta, entretanto depois foi janela e recentemente antes do meu filho nascer a mesma foi fechada e dali fiz um roupeiro que por enquanto ainda dá para pendurar as suas roupas pequeninas. Coloquei lá um varão e fiz prateleiras na parte mais baixa para colocar toda a espécie de tarecos. Para o tapar fiz uma cortina com apliques em feltro, a qual agora serve de cortina para a janela do quarto e deixei o nicho sem nada com o intuito de fazer as 2 portas, mas apenas para a parte superior, a do varão onde se pendura a roupa. Mas como o período do dia em que possa retornar às bricolages, furar paredes, montar madeiras coincidem com a sesta do meu pequeno acabo sempre por adiar. Quero muito fazer este fim de semana, mas não sei se conseguirei. E depois de pensar como fazer a moldura e como seriam as portas pensei numa forma barata e simples para forrar o fundo das portas, não queria nada pesado e também não me interessava que fosse algo que fechasse herméticamente o roupeiro, apenas queria vedar a (des)arrumação e embelezar um pouco o quarto. Fez-se-me luz ! Painéis em crochet, com apliques em crochet, mas que retratassem algo que fosse giro para crianças, talvez que fosse possível mudar conforme o gosto, mudar os personagens... Conforme fiz para o cortinado (imagem em baixo) queria dar alguma lógica nas posições dos personagens. No cortinado que fiz coloquei um foguetão a par das estrelas e lua, por baixo as nuvens, sob estas uns passarinhos e na base umas flores.
as cortinas que fiz, a foto ainda é do tempo da minha gravidez e ainda não tinha costurado os apliques em feltro apenas estavam presos com um pouco de cola. Olhando para ela sei que poderia ter mais elementos decorativos.

Para estes painéis ainda agora saiu-e este esquema, a ideia é um lado retratar o dia e no outro a noite. No dia colocar o que é costume existir e na noite também e também diferirem as cores, as tonalidades mais claras de dia e as mais escuras de noite, animais diurnos de dia e nocturnos de noite.

dia: sol, nuvens, passaros, flor, borboleta, campos verdes claros e ceu azul claro
noite: lua, estrelas, mocho, caracol, campos verdes escuros e ceu azul escuro (para não ser preto)

A questão de como prender os panéis também parece-me muito vantajosa, apenas teria que fazer os paineis em crochet um pouco maior que as portas em si e os paineis seriam presos do lado de dentro em escápulas ou outro sistema emparafusado às portas, permitindo esticar os paineis e quando se quisesse lavar seriam fáceis de retirar e se me cansasse daquele painel, fazia outro e podia trocar com outros. Estou tão empolgada mas sem modura e portas feitas nada feito e muito menos se ainda tiver em mãos a minha colcha em crochet. Não quero nada acumular trabalhos.

<a href="http://www.bloglovin.com/blog/6003613/?claim=dn5djhgttpt">Follow my blog with Bloglovin</a>

3 comentários:

  1. Adorei a tua ideia. Gostei do esquema e vai para a frente com as portas mulher que eu quero ver como ficam. Queres que te fique uma tarde com o miúdo para poderes trabalhar?! Apita!!! Ah, e a cortina para mim está bem assim. às vezes quando enchemos de mais perde a piada! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. ;o) Esta ideia não me sai da cabeça mas incubi-me de apenas começar quando acabar a colcha... 80 quadrados em falta... Obrigada pela proposta, muito tentadora ;o) !! Tudo irá depender se o papá este fim de semana estará disponível para me ajudar a fazer babysitting enquanto eu sujo a casa LOL e para começar faço a moldura. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Que ideia tão gira!

    Olha podias ter feito os bonecos em feltro e posto velcro na cortina e nos bonecos e depois dava para alterar a disposição dos bonecos :)

    Gostei imenso dos desenhos alusivos ao dia e à noite :)

    ResponderEliminar