Instagram

Entre agulhas e outros hobbies é aqui que me encontram ! @uma.pausa.para

22 de março de 2013

Para me organizar



ontem lá engendrei uma caixa de sapatos e fiz um 'organizador' de squares, que eu tenho alturas que eles me parecem todos iguais e como optei por um padrão que assentasse em 3 cores e sendo que azul seria o do contorno dos squares fiquei sujeita apenas a um padrão de 4 quadrados a repetir mas de forma deslocada, na diagonal. Para me disciplinar vou fazendo por metas, só uno os squares quando tiver feito todos os necessários para cada meta, e cada uma tem um nr de squares sempre a crescer e à medida que os faço vou registando no esquema e depois uno-os no devido lugar, já me calhou unir o errado e ter de desmanchar (chato) ou de ter mais squares feitos de um padrão do que do que preciso para ir unindo.

9 comentários:

  1. Xiiiiinapá! Eu bem tentei fazer isso com uma manta de bebé que fiz para uma amiga minha, mas se tivesse seguido este modelo, certamente teria conseguido que ficasse como queria!

    Isto é que é disciplina!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ;o) Obrigada ! Estava a ficar meio aborrecida com a desorganização, no tricot isso não me acontece mas no crochet de granny squares, é lãs de várias cores, é aproveitar novelinhos pequenos, é o fazer por partes para não 'aborrecer' mas depois dava comigo meio sem 'rumo' assim não me engano com tanta facilidade. esta caixa não pode é estar perto do meu filho, senão ele mistura-me tudo ;o)

      Eliminar
    2. Susana, se puderes manda-me um mail para o meu mail arrifanasea@gmail.com. andei à procura do teu contacto aqui no blog, mas não encontro ;)

      Eliminar
  2. Uau, que trabalhos lindos, a minha filha de 9 anos anda louca com manualidades, o que ela vai gostar deste blog.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, é bom saber que este blog seja de alguma forma útil para quem me visita.
      Fui visitar os teus blogs e fiquei com muita vontade de fazer o Bolo de maizena e acredita que deste fim de semana não passo sem o fazer ;o)

      Eliminar
  3. Su, vim agradecer-te os links. Tenho jeito para outras coisas, menos para o crochet e tricot. Já agora que agulha usas para fazeres estes squares? Fazes tu os esquemas ou retiras de algum lado? Opá acho estas mantas lindas...para uma cama de grandes quantos quadrados seriam precisos? ;p beijinho e obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto de partilhar, ter um blog sem partilhar ideias não teria a mesma graça ;o) As agulhas de crochet dependem da lã ou linha que usares. As lãs que estou a usar são umas da marca Miltons de bebé e estou a usar a 3,5 mm e se tiveres dúvidas no próprio rótulo dos novelos vem a referência das agulhas a usar, quer as de tricot ou as de crochet. Em algodão mais grosso que as típicas linhas de algodão de crochet (daquelas que as 'nossas' avós/mãe sempre usaram para fazer as suas peças) também da mesma marca, da gama 'nenúfar' usei as 3mm, mas algumas vezes somos nós a decidir se um nr mais acima ou abaixo, quando somos novatas nestas lides temos tendência para apertar demasiado os pontos eu como já faço a 'velocidade cruzeiro'saem-me mais largos os pontos. A quantidade de quadrados depende: os meus quadrados, até onde quis, ficaram com 10x10cm, sem contar com o bordo azul que os une. Existem formas diferentes para unir os quadrados, umas mais fáceis, outras mais elaboradas e com melhores acabamentos. O bom é que apartir do momento que te sentes confortável com uma técnica e um motivo como é sempre a repetir acabas por fazer mecanicamente e às vezes isso até se torna um pouco aborrecido, mas vale o esforço e os minutos despendidos. Queres dizer para uma cama de grades, não é? A do meu filho, que é do ikea, acho que mede 60x120cm, basta fazeres um ou 2 quadrados, não precisam de ser muito grandes e com a medida de 1 podes fazer as contas de quantos precisas. Por exemplo se fizeres quadrados que meçam 10 cm de cada lado seria necessários 6 quadrados na vertical e 12 na horizontal o que perfaz no total 72 quadrados. Para atingires a medida que pretendes vais fazendo as carreira necessárias até atingires a medida que queres. É aborrecido estar sempre a mudar de côr mas é o que dá mais alegria a este trabalho.
      Se precisares de mais alguma ajuda, estás à vontade ;o)

      Eliminar
    2. esqueci-me de dizer uma coisa. os squares que estou a fazer são uma mistura do que tenho em esquema de texto de um livro, e adaptei, modifiquei algumas coisas. para eu não me sinto (ainda)muito confortável com os esquemas de símbolos, mas com os vídeos da Srª Esperanza é bem fácil de perceber, apesar do espanhol. Neste link (http://www.tejiendoperu.com/crochet/motivos-o-pastillas-2/) podes encontrar também o esquema em símbolos do vídeo do square mais básico que linkei no teu post.

      Beijinhos

      Eliminar
    3. Obrigada Su pelos esclarecimentos. Bjs e bom fim de semana.

      Eliminar